O ASSUNTO É

Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula

Publicado em

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou resolução com as diretrizes operacionais nacionais sobre o uso de celulares e outros dispositivos digitais em salas de aula. Está autorizado o uso dos aparelhos para fins pedagógicos, sempre com mediação dos profissionais de educação.

A medida orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo. O foco é cuidar da saúde mental dos estudantes. A decisão prevê exceções para estudantes que necessitem de recursos de acessibilidade.

A recomendação é para que sejam respeitadas as competências e habilidades dos estudantes, com progressão gradual de acordo com o desenvolvimento da autonomia.

Sobre as regras, cada escola poderá estabelecer os critérios de permissão sobre o porte dos aparelhos, assim como a forma pela qual eles serão guardados durante o período de aulas.

Sendo visto como algo razoável apenas em caráter excepcional, com mediação de um professor, no caso da educação infantil, o uso de telas e dispositivos digitais não é recomendado.

Neste mês, o governo federal lançou a publicação Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais, com o objetivo de construir um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável.

Segundo o CNE, órgão de participação social do Ministério da Educação (MEC), a Resolução CNE/CEB nº 2/2025 inclui ações da Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec) para “garantir a educação e a cidadania digital nas escolas, promovendo o uso intencional e estratégico da tecnologia para potencializar o ensino e a aprendizagem”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Maçonaria celebra 136 anos da Proclamação da República em Brasília

Brasília sediará o 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa Maçônica, em comemoração aos 136 anos da Proclamação da República. O evento reunirá estudiosos e líderes das principais potências maçônicas do país em um marco histórico.

Mais Radar

Governo cria mais de 6,7 mil vagas na rede federal de ensino superior

O governo federal criou 6.737 cargos de professores e técnicos-administrativos em...

Governo abre canal para sugestões sobre uso de IA na educação

Para ter ideias de como usar a inteligência artificial (IA) na...

Escolas podem corrigir dados do Censo Escolar 2025 até 23 de outubro

Os relatórios por escola dos dados preliminares do Censo Escolar da...

MinC e MEC lançam arte e cultura nas escolas de tempo integral

O Ministério da Educação (MEC) firmou parceria com o Ministério da...

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

A entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) ocorrerá...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.