O ASSUNTO É

Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula

Publicado em

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou resolução com as diretrizes operacionais nacionais sobre o uso de celulares e outros dispositivos digitais em salas de aula. Está autorizado o uso dos aparelhos para fins pedagógicos, sempre com mediação dos profissionais de educação.

A medida orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo. O foco é cuidar da saúde mental dos estudantes. A decisão prevê exceções para estudantes que necessitem de recursos de acessibilidade.

A recomendação é para que sejam respeitadas as competências e habilidades dos estudantes, com progressão gradual de acordo com o desenvolvimento da autonomia.

Sobre as regras, cada escola poderá estabelecer os critérios de permissão sobre o porte dos aparelhos, assim como a forma pela qual eles serão guardados durante o período de aulas.

Sendo visto como algo razoável apenas em caráter excepcional, com mediação de um professor, no caso da educação infantil, o uso de telas e dispositivos digitais não é recomendado.

Neste mês, o governo federal lançou a publicação Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais, com o objetivo de construir um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável.

Segundo o CNE, órgão de participação social do Ministério da Educação (MEC), a Resolução CNE/CEB nº 2/2025 inclui ações da Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec) para “garantir a educação e a cidadania digital nas escolas, promovendo o uso intencional e estratégico da tecnologia para potencializar o ensino e a aprendizagem”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A verdadeira razão da invasão da Venezuela: petróleo, geopolítica e poder

*Por Caio Braga: Petróleo, dólar e poder movem a ofensiva dos EUA contra a Venezuela. Por trás do discurso contra uma ditadura e narcotráfico, estão interesses geopolíticos, controle energético e a disputa com China e Rússia pela hegemonia global.

Mais Radar

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina hoje (21)

A reaplicação de prova de um ou dos dois dias do...

Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC

Para revisar o conteúdo, os candidatos do Exame Nacional do Ensino...

Governo cria mais de 6,7 mil vagas na rede federal de ensino superior

O governo federal criou 6.737 cargos de professores e técnicos-administrativos em...

Governo abre canal para sugestões sobre uso de IA na educação

Para ter ideias de como usar a inteligência artificial (IA) na...

Escolas podem corrigir dados do Censo Escolar 2025 até 23 de outubro

Os relatórios por escola dos dados preliminares do Censo Escolar da...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.