Uma pesquisa revelou que apenas 15% dos brasileiros com idade acima dos 16 anos estudam atualmente, enquanto outros 85% dizem não estar matriculados em qualquer instituição de ensino.
Em dezembro de 2022, os pesquisadores ouviram pessoas em todas as 27 unidades da Federação. O estudo foi divulgado pelo Sesi e Senai, nesta sexta-feira (26) e é realizado pelo Instituto FSB. O balanço entrevistou presencialmente mais de 2 mil brasileiros, com idades a partir de 16 anos.
De acordo com o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, o cenário é preocupante e pode ter sofrido influência da pandemia de Covid-19. “As razões são um tanto quanto perceptíveis, fazem parte de um sentimento geral da sociedade”.
“A pesquisa traz para nós uma dura reflexão sobre a necessidade de melhorar a qualidade da educação, a atratividade da escola e, como um resultado geral, melhorar a produtividade das pessoas na sociedade”, completa o gestor.
O estudo mostra que a principal motivação para parar os estudos é a necessidade de trabalhar para manter a família. Dos entrevistados, 47% apresentaram essa justificativa. Outros 12% dizem ter tomado a decisão por preferirem trabalhar para ter independência financeira.