O ASSUNTO É

E quem disse que uma mulher não pode comandar uma tropa de homens?

Publicado em

O comandante em-chefe da Policia Militar do Distrito Federal Ibaneis Rocha, quebrou um paradigma secular ao escolher uma mulher, que, pela primeira vez, vai comandar a instituição militar. No entanto, o nome da futura comandante-geral foi recebido com preconceitos por movimentos internos que acham que uma mulher não tem competência para comandar uma corporação historicamente comandada por homens

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Pela primeira vez na história de 210 anos da Polícia Militar do Distrito Federal , uma mulher assumirá o Comando-Geral da Instituição.

A coronel vista por muitos como a “Dama de Ferro” por ter pulso forte, cuidará de uma tropa de quase 12 mil militares e será o braço e voz do comandante supremo Ibaneis Rocha, governador eleito do DF.

A futura comandante já assumiu postos importantes da instituição e comandou diversos batalhões como o Comando do Policiamento Regional Sul II.

Ela faz parte do grupo minoritário de mulheres que representa menos de 10% do contingente da corporação.

Passados quase 30 anos em que as primeiras mulheres foram admitidas na PMDF, ainda assim a instituição militar está muito distante de oferecer igualdade de oportunidades para homens e mulheres.

Na carreira, ainda marcadamente masculina, as mulheres policiais sofrem com a falta de reconhecimento profissional, além de discriminação e preconceito, mais acentuados que na maioria de outras carreiras do serviço público e também na iniciativa privada.

Em 27 anos de atuação como policial militar, apenas Sheila Sampaio e outra oficial, com a sua mesma patente, chegou a Coronel, último posto da hierarquia representado massivamente por homens num total de 49 coronéis.

Os obstáculos são tantos a começar pelo ingresso na carreira. Em março desse ano a Polícia Militar foi obrigada pelo Ministério Público a refazer um edital de um concurso que oferecia apenas 50 vagas para mulheres, em um total de 500 vagas para cargo de soldado.

O MP justificou que o edital violava os princípios da legalidade, razoabilidade e igualdade e criou obstáculos ao direito do livre acesso a cargo público, assegurado nos incisos I e II do art. 37 da Constituição Federal.

A reação contra a indicação da Coronel Sheila, para comandar a PMDF, além, claro, do preconceito declarado pela macharada, que julga que somente os homens tem competência para comandar homens, prevaleceu ainda o interesse individual dos coronéis da segunda turma.

Os chamados “Full” mais antigos brigam por acharem que a vez seriam deles e não da mulher pertencente a terceira turma. Esqueceram, no entanto, que a escolha é do governador e que a fila dos mais antigos não é mais uma regra a ser obedecida desde o governo Roriz.

A indicação de Sheila, fez também surgir uma espécie de levante político feito por um grupo de praças que conseguiu se eleger para a Câmara legislativa em outubro.

O subtenente da PM Hermeto,  deputado distrital eleito, por exemplo, defende a construção de uma lista tríplice da qual o governador eleito Ibaneis escolheria um coronel para comandar a Instituição Militar.

Hermeto porém se esquece que o Comando Geral da PM é um cargo que nenhum governador de Estado abre mão de indicar.

Como comandante em-chefe da PMDF, Ibaneis tem a livre escolha de nomear o seu representante número 1 na instituição  sem qualquer interferência política.

A sociedade brasiliense aplaudiu o nome da Coronel Sheila Sampaio para comandar os quase 12 mil homens da PM, é o que basta.

As nossas boas-vindas à “Dama de Ferro” da briosa Polícia Militar do Distrito Federal!

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

CNU terá reforço de viagens e passagem gratuita no DF

Quem for fazer prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), neste...

QualificaDF tem inscrições prorrogadas até 12 de outubro

O prazo de inscrições para a nova etapa do programa QualificaDF...

Prazo para contribuição ao PDTU é estendido para o dia 10 de outubro

Para ajudar na elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU)...

Licitação prevê construir 500 baias de ônibus em todo o DF

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) lançou licitação cuja previsão...

GDF investe mais de R$ 524 milhões em hospitais e unidades de saúde

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido na ampliação dos...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.