O ASSUNTO É

É BRINCADEIRA! ROLLEMBERG DIZ QUE VAI PAGAR REAJUSTE SÓ EM OUTUBRO DE 2016 E PEDE QUE SERVIDORES TERMINEM COM A GREVE

Publicado em

GREVE3 INTERNAMENTEO anúncio do cronograma de pagamento do reajuste dos servidores públicos do DF, apresentado nesta sexta-feira (23), pelo governo do DF, para 32 categorias que estão em greve, não agradou os representantes de sindicatos e associações, uma vez que a proposta anuncia que os pagamentos só começarão em outubro de 2016, portanto, daqui a um ano. Houve um descontentamento geral.

O abacaxi cada vez mais difícil de descascar vai parar novamente dentro da Câmara legislativa. Ontem a presidente da Câmara Legislativa do DF justificou que o governo não tem condições de custear esses pagamentos. “Cabe, agora, à Câmara Legislativa tentar negociar novamente com os sindicatos e ouvir de novo o governo. Vamos ver o que a gente consegue fazer”, avalia.

A proposta de reajuste encaminhada pelo ex-governador Agnelo Queiroz foi aprovada sem nenhuma contestação e por unanimidade pelos 24 deputados distritais da legislatura passada. A metade deles da atual legislatura de olho na reeleição avalizou o reajuste. Quando assumiu o governo este ano Rollemberg chiou alegando não ter recursos suficientes para pagar o que está estabelecido em lei.

Para a deputada Celina Leão, uma das soluções para a crise no DF é que o Estado aumente a base de arrecadação em vez de aumentar os impostos. “Desde o começo do ano, por exemplo, que não recebemos os projetos da desburocratização que falam sobre o ITBI. São três projetos importantes para o ramo da construção civil. Só esses projetos dariam uma arrecadação de R$ 1 bilhão”, justifica.

A parlamentar enumera, ainda, projetos que o Executivo poderia ter encaminhado ao Legislativo, mas que estão de molho, a exemplo do da desburocratização do ITBI para fomentar o setor produtivo, especialmente o da construção civil e o da questão dos alvarás. Segundo ela, o governo Rollemberg ainda não entendeu que a cidade precisa gerar emprego, renda e arrecadação.

Se no passado os deputados votaram a lei do reajuste para as 32 categorias, vista hoje como um ato irresponsável por não haver previsão orçamentária, no presente mais um erro foi cometido pela Casa Legislativa. Os distritais deram carta branca para que o governador Rodrigo Rollemberg use e abuse do superavit do IPREV.

A Câmara Legislativa deu autorização para usar R$ 1,2 bilhão do superávit financeiro do Instituto de Previdência dos Servidores para pagar a folha de pessoal. Operadores da área financeira consideraram um ato “temerário e irresponsável” o avanço do governo Rollemberg sobre os recursos financeiros do IPREV que irão pagar aposentadorias futuras de servidores públicos.

Na prática o governador vai usar o dinheiro do servidor para pagar o servidor, ou seja, é o servidor financiando o seu próprio salário. Sobre o raspa do tacho do IPREV o governo de Brasília pretende pagar com terrenos que nenhum servidor, dono do dinheiro emprestado, sabe a onde ficam tais imóveis e que em condições se encontram.

Da Redação Radar/ Com informações da CLDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Condomínios são reféns da inércia da Terracap e do Ibram, diz AJAB

Há mais de 30 anos, moradores enfrentam insegurança jurídica enquanto órgãos do GDF, como a Terracap, Ministério Público e Poder Judiciário, fazem corpo mole e ignoram leis e acordos que preveem a regularização dos condomínios do Jardim Botânico.

Mais Radar

Centros interescolares de línguas abrem vagas para cursos de idiomas nesta sexta (18)

Os Centros interescolares de línguas (CILs) estão com vagas abertas para...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 27 para abrir conta no BRB

Novas famílias foram selecionadas para fazer parte do programa DF Social....

Big BSB: Inovação em “self storage” e guarda-móveis em Brasília

Vitor e Vilma Vilela, à frente da Big BSB Self Storage, revolucionam o mercado de guarda-móveis em Brasília com um serviço inovador de armazenamento, transporte e embalagem, oferecendo praticidade e segurança há mais de 30 anos na capital federal.

Concurso do projeto arquitetônico do Memorial da Democracia abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o concurso público nacional de arquitetura...

Novo programa amplia acesso a diagnósticos e tratamentos oncológicos na rede pública

O programa “O câncer não espera, o GDF também não" garante...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.