As obras do Drenar DF vão além da melhoria de um sistema inovador de captação de águas pluviais.
Além dos túneis planejados que conduzem às águas da chuva ao Lago Paranoá, o projeto também inclui a criação do Parque Urbano Internacional da Paz, que transforma o entorno da bacia de detenção na via L4 Norte em um espaço de lazer e contemplação para os brasilienses.
Com 5 mil m² de calçadas, praça arborizada e esculturas, o parque se destaca pelo paisagismo.
Serão plantadas 249 árvores e arbustos, incluindo espécies de sombreamento, como copaíbas e aroeiras-vermelhas, e frutíferas, como pitangueiras e jabuticabeiras.
Esta etapa do projeto segue as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi desenvolvida pela Terracap e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
Nesta semana, a rampa de acesso à bacia começou a receber plantio de grama, medida que auxilia na preservação e será monitorada pela Novacap. Segundo Hamilton Lourenço, diretor-técnico da Terracap, o paisagismo está em fase final, com o plantio das árvores previsto para dezembro.
O projeto não apenas reforça o controle das águas pluviais, mas também contribui para o urbanismo e lazer de Brasília, consolidando um novo ponto turístico e de convivência na cidade