O ASSUNTO É

DF teve deflação em março

Publicado em

Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Distrito Federal registrou inflação de 0,21% em março. O relatório foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisado para Brasília pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF).

O aumento da taxa foi menor do que o registrado em fevereiro, de 0,75%. A inflação se concentrou em cinco grupos, dos nove considerados no cálculo do IPCA.

Os grupos de maior impacto positivo foram alimentação e bebidas (0,20 ponto percentual), despesas pessoais (0,12 p.p.), habitação (0,09 p.p), saúde e cuidados pessoais (0,07 p.p.) e vestuário (0,02 p.p.).

A queda nos preços dos grupos transportes, artigos de residência, educação e comunicação contribuiu para o arrefecimento da inflação frente a fevereiro.

A alta no preço da energia elétrica residencial resultou na maior contribuição positiva por subitens do IPCA, adicionando 0,07 p.p. para o índice cheio de março. Em seguida, o subitem refeição contribuiu em 0,06 p.p..

A passagem aérea foi o subitem de maior contribuição negativa para o índice mensal pelo terceiro mês consecutivo, retirando 0,20 p.p. do índice cheio. Nos últimos 12 meses, o INPC acumulou alta de 2,82% na capital federal, a quarta menor taxa entre as capitais analisadas e abaixo do índice do país, calculado em 3,40%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) aumentou 0,11% no DF, em relação a fevereiro, sinalizando que a inflação foi menos intensa para os grupos de renda de um a cinco salários mínimos comparado àquela capturada pelo IPCA.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Áreas de lazer passam por reformas no Plano Piloto

Com serviços de limpeza, capina e serralheria, os parques infantis da região do Plano Piloto estão passando por reformas e pintura dos equipamentos. A...

Mais Radar

Áreas de lazer passam por reformas no Plano Piloto

Com serviços de limpeza, capina e serralheria, os parques infantis da...

Rede pública oferece serviço especializado para tratamento da andropausa

Com o intuito de promover a melhoria das condições de saúde...

Caesb terá economia de R$ 54,5 milhões anuais com Mercado Livre de Energia

Com uma economia de R$ 54,5 milhões anuais, a partir de...

Tendas de acolhimento registram 1.342 atendimentos no DF

Desde a sua instalação, mais de 14.200 pacientes receberam assistência médica nessas estruturas.

Queijeiros do DF são premiados em competição mundial em SP

Além de ser um concurso de prestígio, o Mundial do Queijo do Brasil visa promover e valorizar os queijos fabricados nacionalmente, destacando a habilidade e a dedicação dos queijeiros brasileiros no cenário global.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»