Em exatos 15 dias que faltam para fechar o ano de 2020, o engenheiro e presidente da Novacap, Fernando Leite, faz um balanço do trabalho realizado e diz que apesar da pandemia, que atacou todas as economias do mundo, a Novacap se reinventou para não deixar o DF parar.
Segundo ele, foram mais de 300 obras tocadas pela companhia de engenharia, criada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, em 1956, para construir Brasília, uma das mais belas e modernas cidades do planeta.
Exposição de cartazes na estação de metrô Cine Brasília deve se tornar permanente
“Estamos cumprindo a determinação do governador Ibaneis Rocha que tem como prioridade, cuidar e dar manutenção aos espaços físicos do Plano Piloto e das Regiões Administrativas. A vontade do governador, de transformar o DF num canteiro de obras, é também a prioridade da Novacap”, disse Fernando Leite ao RadarDF, em meio a uma entrevista coletiva, ocorrida nesta quarta-feira (16).
Ele destacou que os 136 certames (licitações em andamento, conclusa e em fase de preparação), que somados atingem mais de R$ 2,4 bilhões em obras, seguem o planejamento de modernizar a infraestrutura e tornar o DF cada vez mais preparado para atrair novos investimentos que gerem emprego e renda para a população.
Qual a grande obra do governo que o presidente da Novacap destacaria como relevante para a população?
Participamos da campanha do governador e de seu plano de governo. Posso garantir que a maior obra do governador Ibaneis Rocha é a de cuidar das pessoas e das cidades do DF. Durante a caminhada de 2018, ouvimos as demandas da população. As pessoas diziam que o DF estava abandonado porque as delegacias de polícia estavam fechadas, os hospitais não estavam funcionando e que as vias e equipamentos públicos estavam precários. Além de colocar aquelas demandas tradicionais como segurança, educação, mobilidade e saúde, as pessoas passaram também a reivindicar demandas como a revitalização de uma praça, colocação de meios-fios e construção de calçadas, iniciativas tão importantes quantas todas as outras.
Essas demandas estão sendo atendidas?
A primeira coisa que o governador Ibaneis fez em 2019, logo no início do governo, e que se estende até este ano de 2020, foi colocar tudo isso para funcionar. A saúde pública está funcionando, mesmo em meio a pandemia que pegou de surpresa todo o sistema de saúde do mundo. No enfrentamento ao novo coronavírus no DF, além das medidas restritivas tomadas pelo governo, foi feito investimentos pesados na construção de equipamentos para a área da saúde como às sete UBS (Unidades Básicas de Saúde), além da compra de equipamentos e construção de hospitais de campanha. Em relação à área de saúde, a Novacap vai construir no próximo ano o hospital oncológico, o primeiro de Brasília. As escolas receberam melhorias. A partir 2021 a Novacap dará início ao programa módulo escolar que tem o objetivo de ampliar as escolas existentes, criando 504 salas em todo o Distrito Federal. O governador quer diminuir o deslocamento de estudantes para longe das cidades em que moram. Só Planaltina receberá 70 novas salas de aulas.
Como a Novacap se reinventou neste ano de pandemia para não deixar de tocar as obras prometidas pelo governador Ibaneis Rocha?
Podemos dizer que 2020 foi um ano de muitas dificuldades para todos, principalmente para a Novacap que teve que mudar toda a sua metodologia de trabalho para continuar cuidando e dando a manutenção necessária às cidades administrativas do DF. A primeira dificuldade enfrentada foi com os nossos trabalhadores de campo, cuja redução foi de 50 por cento por estarem incluídos no grupo de risco, em decorrência do novo coronavírus. As atividades administrativas feitas por engenheiros, arquitetos, advogados e economistas passaram a ser em home office, o que deu para levar adiante os projetos que contribuíram para amenizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus no DF.
Com pouca gente para trabalhar no campo como ficou a manutenção dos espaços públicos?
Brasília tem mais de 5 milhões de árvores plantadas e mais de mil canteiros floridos que são cuidados pela Novacap. Cuidamos ainda dos 64 milhões de metros quadrados de asfalto em áreas pavimentadas. Além da redução de pessoal de campo, enfrentamos ainda as dificuldades ocorridas pela falta de produtos no mercado, voltados para a construção civil, ainda assim, conseguimos manter as importantes atividades de conservação e manutenção dos espaços públicos.
O que fez mais?
Conseguimos fazer um moderno centro de tratamento e reciclagem de lixo que fica na Estrutural. Foram feitas várias quadras poliesportivas, entre as quais destaco a do complexo esportivo do Cruzeiro e de Planaltina. Várias creches e escolas como a do Porto Rico, em Santa Maria, prontas para receber alunos no início do próximo ano letivo. Revitalização de feiras e de 16 tesourinhas; pavimentação completa da Rua oito de Vicente Pires, instalação de PECs, 158 quilômetros de calçadas, reforma do Museu de Arte de Brasília, plantação de árvores com mais de 40 mil mudas e recuperação do viaduto e da Galeria dos Estados.
Você já foi presidente da CEB, Caesb e agora da Novacap. Que linha de gestão está sendo feita para inovar a Novacap?
A Novacap (Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) foi criada por Juscelino Kubitschek, há 64 anos, para construir a nova capital do país. É claro que a estrutura revolucionária de antes, quando da construção da cidade mais moderna do mundo, não é a mesma de agora. Por esta empresa passaram grandes nomes da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo brasileiro como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Israel Pinheiro, responsável pela construção de Brasília. Por alguns anos, a Novacap perdeu o seu vigor inicial. Estamos aqui para resgatar e restaurar a empresa sob a orientação e determinação do governador Ibaneis Rocha que deseja que a empresa volte ao seu tempo de glória. Imprimimos um novo modelo de gestão para alcançar o que pede o governador. Transformamos a Novacap em uma empresa gestora de empreendimentos, moldada na tecnologia e na atenção especial para com os nossos recursos humanos.
Você precisa fazer login para comentar.