A primeira Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais do País foi criada pela Polícia Civil do DF (PCDF). A nova unidade vai funcionar no Complexo, onde fica o Departamento de Polícia Especializada (DPE).
Com a medida, o objetivo é aumentar a proteção aos animais e possibilitar investigações mais detalhadas das ocorrências de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos e outros animais no DF.
A previsão é que a delegacia tenha em seu quadro 11 servidores, dentre eles, um delegado, dois escrivães e oito agentes de polícia. Também foi criada a Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal.
“Dessa forma, o Governo do Distrito Federal (GDF), ao criar a coordenação e a nova delegacia, está promovendo a proteção ao meio ambiente que implica proteger as áreas de preservação permanente, o meio urbanístico adequado, o crescimento estruturado da cidade, com combate às grilagens”, ressalta o delegado João Maciel Claro, que chefia a nova coordenação da PCDF.
Ele enfatiza ainda que, nessa temática, também se destaca a proteção ao meio ambiente do animal onde estão inclusos os pets e os animais silvestres da fauna do Distrito Federal.