A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal não sabe quantos apenados do semiaberto do Complexo Penitenciário da Papuda irão para as ruas no próximo dia 9 de junho, conforme autorização da Vara de Execuções Penais. A Pasta também não possuiu nenhum mecanismo de monitoramento para saber se a grande quantidade de preso que ganharão as ruas cumprirá ou não as regras impostas pela lei. Já o governo Rollemberg passa a ideia de que os presos estão deixando as grades para curtirem as festas juninas do DF
Secretaria de Segurança e Paz Social informou ao Radar nesta terça-feira (30), que ainda não sabe, até agora, quantos apenados deverão deixar a Papuda daqui a exatos 10 dias. Informou ainda que até o final do ano ocorrerão mais oito saídas temporárias, estabelecido em lei pela Vara de Execução Penais. Ao todo, são 35 dias que os apenados do semiaberto do Complexo Penitenciário da Papuda têm direito de passar em casa com os familiares.
Na última saída temporária, do Dia das Mães, segundo informou a Secretaria de Segurança ao Radar, cerca de 877 internos foram liberados pela justiça. Carca de 12 detentos, ou seja, 1,37% do total, não deram entrada nos presídios do Distrito Federal até a data prevista e foram considerados foragidos. Destes, apenas dois foram recapturados, enquanto os outros dez continuam soltos até hoje.
De acordo com um delegado do sistema penitenciário esse percentual parece ser pouco pelo quantitativo que saem do presídio a cada saidão. No entanto, dez criminosos soltos se tornam um perigo para a sociedade. Ele apontou ainda que essa situação da evasão dos apenados que não retornam ao presídio se dá ao fato da Secretaria de Segurança Publica não ter um sistema eficiente de monitoramento dos apenados para saber se estão ou não cumprindo as regras imposta pela lei.
Nos últimos quatro dias, após o anúncio feito pela Vara de Execuções Penais sobre a saída temporária do próximo dia 9, o governo Rollemberg vem passando a informação de que se trata do “saidão das festas juninas” dando idéia de que os apenados aproveitarão o São João para botar a quadrilha nas ruas.
Você precisa fazer login para comentar.