Em celebração a um convênio firmado entre a Fundação Banco do Brasil e a Centcoop-DF, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) participou de um evento na Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis (Centcoop).
Proporcionando não só a melhoria na gestão de resíduos sólidos, a parceria busca promover a modernização dos Centros de Triagem de Resíduos do Distrito Federal. O projeto busca fomentar a geração de empregos e o fortalecimento da renda para os trabalhadores da reciclagem.
O programa receberá investimentos de mais de R$ 6 milhões, e inclui a aquisição de equipamentos para os centros de triagem e a capacitação dos catadores, permitindo o aumento da capacidade de processamento de resíduos e a expansão da economia circular.
“Essa parceria permite que Brasília avance no compromisso com a sustentabilidade e a economia circular,” destacou o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.
O Complexo Integrado de Reciclagem (CIR) opera com duas centrais de triagem e uma central de comercialização, e agora, com a parceria, espera ampliar em 30% o volume de resíduos reciclados e criar pelo menos 50 novos postos de trabalho.
A parceria entre a Sema-DF, a Fundação Banco do Brasil e a Centcoop-DF destaca o compromisso do governo em promover soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Em 2022, o Complexo Integrado de Reciclagem processou mais de 32 mil toneladas de materiais recicláveis, gerando renda para cerca de 700 cooperados.