Pela primeira vez, a capital federal sediará uma etapa do STU National Street Finals, entre 24 e 26 de outubro, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. A competição definirá os campeões da temporada 2025 na modalidade street
O evento traz duas pistas de padrão internacional — uma de street, com 800 m², e outra de park, com 1.000 m² —, reforçando o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a infraestrutura esportiva e o incentivo à cultura urbana.
“Receber o STU é mais uma conquista para Brasília, que se consolida como a capital do esporte. Além da competição, o evento deixa um legado permanente: novas pistas, oportunidades para nossos jovens atletas e mais um espaço de convivência para a comunidade. Esse é o nosso compromisso — investir em esporte, inclusão e transformação social”, destacou Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer do DF.
A pista de street foi projetada pela Rio Ramp Design e faz referência ao traçado do Plano Piloto de Brasília, com duas asas e um eixo central.
“O projeto partiu da demanda do STU por uma pista que potencialize fluidez e velocidade no percurso, além de possibilitar boas conexões entre os obstáculos. Alguns elementos fazem referência à arquitetura da capital”, explicou o arquiteto Bruno Pires, responsável pela obra.
O complexo esportivo também homenageia a arquitetura moderna de Brasília e integra as comemorações pelos 65 anos da cidade.
Após três etapas, o STU National chega à fase decisiva com destaque para a skatista Maria Almeida, líder do ranking feminino do street, com 104.880 pontos, seguida de Duda Ribeiro (102.069). No masculino, Gabryel Aguilar (140.000) mantém pequena vantagem sobre Ivan Monteiro (124.000).