O ASSUNTO É

CODHAB É ACUSADA DE RASGAR LEI DE LICITAÇÃO E VENDER LOTES SÓ PARA A “PANELINHA”

Publicado em

A Codhab está sendo denunciada no Tribunal de Contas do Distrito Federal e na Câmara Legislativa por cometer ilegalidades. A empresa do GDF  realizou nesta quarta-feira (02),  um sorteio para venda de terrenos subsidiados , segundo denuncias, só para poucos amigos

O presidente da empresa, Gilson Paranhos,  é acusado de estar rasgando a lei 3877/2006 que diz que todas as áreas devem ser destinadas por meio de licitação pública. Mesmo com grande insatisfação por parte das cooperativas e entidades habitacionais do Distrito Federal, foi realizado o sorteio das entidades que serão beneficiadas pela resolução nº 193/2017 da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF-Codhab.

A ilegalidade foi parar no Ministério Público de Contas do Distrito Federal e na Câmara Legislativa. O deputado distrital Wellington Luiz (PMDB), decidiu comprar a briga das cooperativas, que pleiteiam que a lei seja seguida com a modalidade de licitação e não sorteio. Ele entrou com um decreto legislativo para sustar os efeitos da referida resolução da companhia habitacional.

“O pleito é justo e legítimo por parte dos representantes de cooperativas. Não compactuamos com ilegalidade e esta resolução é injusta do ponto de vista administrativo”, argumenta o deputado.

O decreto legislativo de autoria do parlamentar já recebeu as assinaturas necessárias para ir ao plenário de votação que poderá acontecer na próxima terça-feira, dia 8 de agosto. No documento, é pedida a suspensão da aplicação dos artigos 3º e 4º, alínea ‘a’ da Resolução que regulamenta a disponibilização de áreas às associações e cooperativas credenciadas na Codhab para construção de unidades habitacionais.

Wellington Luiz esclarece ainda que a Lei Orgânica é clara sobre a competência da Câmara Legislativa em sustar atos normativos do poder Executivo que exorbitem do poder de regulamentar. Nestes artigos constam as formas escolhidas pela companhia habitacional para a realização da modalidade sorteio.

Em meio a polêmicas, a Codhab realizou o sorteio para entrega de 13 lotes em Samambaia, que irão atender 700 famílias. A primeira chamada foi para 156 entidades, mas apenas 152 ficaram aptas a participar do sorteio.

O grande questionamento das entidades é com relação à forma de construção que consta na resolução. Nela, as áreas/lotes serão para famílias com renda familiar de até R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais), que já pagam aluguel e terão que pagar às cooperativas as prestações do empreendimento.

A Codhab não arcará com os custos cartoriais e nem com os projetos arquitetônicos, bem como as licenças necessárias para o início da construção. Caberá à empresa governamental apenas o acompanhamento dos prazos e obrigações assumidas pelas cooperativas e associações.

Ou seja, esta modalidade dará margem para cobranças das entidades a seus associados, o que sempre foi combatido por todos os envolvidos na habitação. No modelo de edital, que já consta da lei nº 3.877/2006, as entidades /cooperativas podem, por meio dos bancos, pagar a construção das projeções.

Para o presidente licenciado da OASSEH-DF, José Neto, o atual processo só dá margem para muitos erros. “As cooperativas/entidades precisam pagar o terreno antes de ter todos os projetos aprovados e poderá acontecer que as pessoas definidas para cada projeto não se enquadrarem no programa por vários motivos, começarão a surgir denúncias infundadas de cobranças indevidas, que geram problemas antigos que já combatemos”, esclarece Neto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

Unidades básicas de saúde (UBS) de mais de 5 mil municípios vão receber 180 mil novos equipamentos. A medida, administrada pela Agência Brasileira de...

Mais Radar

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

O Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa Bolsa Família...

UBSs passam a oferecer exame de prevenção do câncer de colo do útero

A tecnologia inovadora voltada ao rastreamento do câncer de colo do...

Apoio técnico e crédito rural garantem R$ 5 milhões à agricultura no DF

O apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do...

Cidadãos podem verificar pendências tributárias em canais digitais do GDF

Contribuintes do Distrito Federal que desejam verificar a situação de tributos...

Biblioteca Nacional de Brasília promove aulões gratuitos para o CPNU 2

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) vai oferecer aulões gratuitos para...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.