O ASSUNTO É

GDF envia a CLDF proposta sobre loteamentos de acesso controlado

Publicado em

O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou à Câmara Legislativa (CLDF) o projeto de lei complementar (PLC) sobre loteamentos de acesso controlado, entre eles condomínios residenciais.

O texto estabelece critérios para a aprovação e implementação desses empreendimentos imobiliários, incluindo a obrigatoriedade de aprovação dos projetos urbanísticos pelos órgãos responsáveis e os parâmetros para o fechamento e o uso de áreas públicas.

Este PLC vem sendo elaborado e discutido pela Seduh-DF [Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação] desde 2019, até pela sua complexidade. A secretaria organizou seminários, diversas audiências públicas, fez apresentações e um grande estudo técnico para respaldar o texto que agora enviamos à Câmara Legislativa. Tivemos muitas sugestões e apontamentos de síndicos, moradores e representantes de loteamentos, e entendemos que o assunto está maduro para votação na CLDF, destacou o governador Ibaneis Rocha.

Entre os principais pontos dispostos no texto estão as áreas comuns, espaços de uso coletivo dentro de loteamentos, e as áreas de influência, que delimitam a zona do Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), para garantir que o crescimento da cidade respeite o patrimônio tombado.

O projeto também propõe o controle de acesso, com medidas para limitar o tráfego de veículos e pedestres, como guaritas e sistemas de vigilância. Além disso, define os espaços livres de uso público (Elup), como praças e parques, que devem ser mantidos para lazer e recreação.

Também estão descritos no PLC o fechamento de loteamentos, com regras para o uso de muros e grades nas divisas dos empreendimentos, e a criação de guaritas para controlar o acesso,  assim como a distinção de áreas de uso residencial exclusivo e uso não residencial, que permitem atividades comerciais e industriais. Por fim, o PLC trata da transparência visual para garantir visibilidade em cercas e muros com foco na segurança e integração urbana.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas que fazem grande volume de chamadas telefônicas de identificar suas ligações com o...

Mais Radar

Terracap debaterá regularização do Polo Verde do Jardim Botânico

Leonardo Mundim, Diretor da Terracap, acredita que o Desenvolve DF é chave para regularizar o Polo Verde e o Polo de Artesanato no Jardim Botânico. Ele destaca a parceria com a AJAB e órgãos do governo como essencial para o sucesso do processo.

AJAB emplaca emenda no PDOT que destravará a regularização do JB

Dirigentes da Associação dos Condomínios do Jardim Botânico - JAB e síndicos da região se reuniram com o secretário Marcelo Vaz e técnicos da SEDUH para tratar da inclusão de proposta no novo PDOT que viabiliza a regularização.

Regularização: Jaqueline Silva apoia reclassificação no Solar da Serra

Jaqueline Silva reafirma apoio à regularização do Solar da Serra, enquanto a AJAB atua como ponte entre moradores e autoridades, reforçando sua importância na luta por justiça fundiária no Jardim Botânico.

Condomínios são reféns da inércia da Terracap e do Ibram, diz AJAB

Há mais de 30 anos, moradores enfrentam insegurança jurídica enquanto órgãos do GDF, como a Terracap, Ministério Público e Poder Judiciário, fazem corpo mole e ignoram leis e acordos que preveem a regularização dos condomínios do Jardim Botânico.

AJAB busca aplicativo da PMDF para segurança no Jardim Botânico

Tenente-Coronel Jairo Santos, comandante do 24º Batalhão, lidera projeto-piloto no Lago Norte com aplicativo que conecta a comunidade à PMDF em tempo real, oferecendo serviços de emergência, prevenção e interação para reforçar a segurança pública.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.