O ASSUNTO É

Carreta do Na Hora será cartório eleitoral para jovens estudantes

Publicado em

Para aproximar os jovens ao exercício do voto eleitoral, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) firmou um acordo de cooperação técnica. O projeto acontece em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) e a Secretaria de Educação (SEEDF).

A carreta do Na Hora vai levar a Sejus aos arredores de escolas de ensino médio ou profissionalizantes do DF para que pessoas entre 15 e 18 anos (incompletos) façam o Título de Eleitor.

O acordo foi assinado pela secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o presidente do Tribunal, Roberval Belinati, e pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

A secretária Marcela afirmou que a iniciativa dá a importância necessária aos jovens da capital.

“É preciso tocar as pessoas através de nossas entregas, elas precisam se sentir parte de nossas ações. Espero que possamos tocar o coração da nossa juventude e que essa motivação e entusiasmo que nós, gestores, temos transborde e chegue aos jovens, para que possamos zerar essa fila de 40% de adolescentes sem título de eleitor”, disse a gestora.

Um levantamento do TRE-DF de janeiro deste ano aponta que 40% da população entre 15 e 18 anos incompletos ainda não realizaram o alistamento eleitoral

De acordo com Roberval Belinati, “o jovem precisa saber que todos nós somos uma nação. Este país não pertence a A ou B, mas a todos. Não tenho dúvida de que os adolescentes saberão cada vez mais a importância não só de receber o título de eleitor, mas também de exercer a cidadania e escrever a história deste país.”

Para os que possuem 15 anos podem solicitar o título para quando completarem 16 anos estejam aptos a votar. A partir de 18 anos, o alistamento é obrigatório.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Sebastião Costa Cabral: Uma lenda viva da Polícia Civil do Maranhão

Em São Luís, ao longo de sua carreira, o delegado Cabral resolveu inúmeros crimes de alta complexidade e contribuiu para o avanço das técnicas de investigação na polícia judiciária do Maranhão.

Mais Radar

Tribunal Eleitoral do DF: Cartórios abrem neste sábado para evitar filas

O objetivo é reduzir o acúmulo de pessoas a serem atendidas nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, que encerra dia 8 de maio

Inscrições para centros olímpicos e paralímpicos serão abertas nesta sexta (3)

As inscrições para as 12 unidades dos centros olímpicos e paralímpicos...

DF é a unidade da Federação em que as mulheres têm a maior remuneração média

De acordo com o 1º Relatório de Transparência Salarial, desenvolvido pelos...

Regras de subsídio ampliam acesso à moradia para população de baixa renda

Um novo ato normativo traz mudanças significativas nos subsídios aplicados aos...

Ibaneis envia reforço do CBMDF em ajuda ao Rio Grande do Sul devastado

O Rio Grande do Sul enfrenta graves inundações devido a intensas chuvas, registrando 29 mortes e 60 desaparecidos. Em um gesto de solidariedade, o governador do DF, Ibaneis Rocha, enviou equipes de resgate e equipamentos para auxiliar nas operações de salvamento.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»