Com o objetivo de aprimorar ainda mais a obra do Túnel Rei Pelé, foram instaladas 20 câmeras de segurança, que funcionam por 24 horas ininterruptas no local. As imagens são transmitidas ao vivo para a Central de Controle Operacional (CCO), localizada dentro da Central de Comando do túnel.
Os agentes perceberam mudanças no trânsito da região, que passou a fluir com mais facilidade, desde a inauguração do túnel, em 5 de junho. “Temos visto fluidez no trânsito no Centro de Taguatinga. Não temos mais visto aquele congestionamento”.
Dentro dos dez dias de operação, houve poucos registros de ocorrência. No entanto, os principais envolvem condutores e motociclistas que fazem brincadeiras perigosas dentro da passagem. Além disso, algumas pessoas usam o recuo para desembarque de passageiros.
Em outros casos, há também trânsito de veículos não autorizados dentro do túnel, como bicicletas e ônibus.
“Temos flagrado alguns condutores, principalmente, motociclistas fazendo gracinhas dentro do túnel. As câmeras são bastante potentes. Conseguimos visualizar a placa, então todos serão identificados”, conta Joabe.
Os profissionais que atuam na CCO trazem a experiência do trabalho dentro do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), unidade de gestão compartilhada entre mais de 20 órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).