Entre janeiro de 2019 e outubro de 2024, foram feitas 170 mil novas ligações de imóveis regularizados às redes de água e esgoto em todo o DF. Os dados são da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Desse total, 60.705 foram ligações ao sistema de água. Essas ligações correspondem ao mesmo número de novos hidrômetros instalados.
Foram trocados, no mesmo período, 386.850 hidrômetros com mais de cinco anos de uso, conforme determina o artigo 90 da Resolução nº 14 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).
O informou que mais 50 milhões de euros (equivalente a R$ 312 milhões) serão investidos em saneamento básico a partir de 2025 com recursos emprestados pelo Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW – Kreditanstalt für Wiederaufbau).
“Esses recursos serão investidos na modernização de estações de tratamento de esgoto, na geração de energia elétrica limpa visando reduzir custos operacionais e em ações de redução de perdas de água”, explicou o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.
Atualmente, 100% dos imóveis residenciais, comerciais e industriais regularizados têm hidrômetros e recebem água potável fornecida pela Caesb. E quase 93% dos imóveis estão ligados à rede de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado.