A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) nomeou a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) como finalista do Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento (PNQS 2024).
São três modelos de gestão administrativa: Modernização de processos comerciais – projeto Par Perfeito; Sistema de esgotamento condominial; e Gestão colaborativa de patrimônio. A cerimônia de premiação está marcada para dezembro, no Rio de Janeiro.
“O prêmio é motivo de grande orgulho para a Caesb estarmos na final do prêmio com três modelos diferentes. Nossos técnicos têm trabalhado muito para trazer melhorias não só de gestão da companhia, mas também de projetos que melhorem a qualidade de vida aos moradores do Distrito Federal”, ressalta o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.
O objetivo do modelo Modernização de processos comerciais – Projeto Par Perfeito é modernizar os processos comerciais, reduzir perdas financeiras e aumentar a receita. A prática de gestão se baseia na obrigatoriedade de toda edificação estar conectada às redes de água e esgoto.
Por meio de mineração de dados, ferramenta de computador para explorar grandes conjuntos de informações, a companhia identificou inconsistências cadastrais e operacionais que causavam grandes perdas de faturamento.
Os resultados foram conseguidos com o uso de tecnologia digital, automação e análise de dados.