O Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (Pcoap) da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) guarda cerca de 4 mil objetos atualmente. Muitas pessoas não resgatam os pertences esquecidos.
Para facilitar a localização e a busca por parte dos usuários, o Metro implantou uma nova ferramenta, que passa a funcionar por meio do aplicativo da companhia.
O app, disponível para download gratuito pelos sistemas da Apple ou Android, agora dispõe de uma área específica para que o usuário possa comunicar a perda de um objeto ou documento.
Para recuperar o item, o titular deve informar a data aproximada e a estação em que ele acredita ter ocorrido a perda, além de uma descrição detalhada do objeto. O usuário receberá a resposta sobre a busca a qualquer momento por notificação pelo aplicativo.
Ao comparecer ao Posto de Achados e Perdidos para efetivar a retirada do item, o usuário deverá apresentar documentação de identificação com foto e fazer a comprovação da propriedade.
“É um grande facilitador que estamos disponibilizando para os nossos usuários, porque eles vão conseguir entrar em contato mais facilmente com o Metrô e nós faremos um cruzamento com os objetos que nós temos. O nosso grande objetivo, de fato, é devolver os pertences das pessoas”, afirma Maria de Lourdes Galvão, metroviária responsável pelo Posto.
Cerca de 8 mil objetos e documentos passam pelo Posto de Achados e Perdidos, anualmente. Os itens podem ficar até 180 dias sob a guarda da companhia. Depois disso, conforme previsto em norma, são encaminhados para doação ou reciclagem.