O ASSUNTO É

Brasília tem mais de 7 mil pessoas em situação de rua, aponta estudo

Publicado em

Segundo dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas, Brasília tem, atualmente, 7.129 pessoas vivendo em situação de rua. O número coloca a capital federal entre os municípios brasileiros com a maior população nesta condição e ocupa o 5º lugar no ranking nacional.

A pesquisa é feita em parceria com a População em Situação de Rua, junto com o programa Polos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os dados são relativos ao mês de fevereiro de 2023.

Os pesquisadores consideram os números repassados pelas prefeituras ao Cadastro Único (CadÚnico). Informações de produções acadêmicas, ONGs e de organismos governamentais também são levadas em conta.

“No Brasil, a cada 10 pessoas em situação de rua, sete são negras. Do total, 88% da população em situação de rua é do sexo masculino. A cada 10 pessoas nessas condições, cinco possuem o nível de escolaridade do ensino fundamental incompleto”, diz o professor André Dias, coordenador do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua/Polos-UFMG. 

São Paulo é a cidade com o maior número de pessoas em situação de rua, com 52.226 indivíduos. Depois da capital paulista, vem Rio de Janeiro (12.752); Belo Horizonte (11.111) e Salvador (7.279). Em todo o país, há 206.044 pessoas nesse grupo, registradas no CadÚnico.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto Enem Inclusivo e Especial. O programa é destinado aos...

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.