Segundo dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas, Brasília tem, atualmente, 7.129 pessoas vivendo em situação de rua. O número coloca a capital federal entre os municípios brasileiros com a maior população nesta condição e ocupa o 5º lugar no ranking nacional.
A pesquisa é feita em parceria com a População em Situação de Rua, junto com o programa Polos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os dados são relativos ao mês de fevereiro de 2023.
Os pesquisadores consideram os números repassados pelas prefeituras ao Cadastro Único (CadÚnico). Informações de produções acadêmicas, ONGs e de organismos governamentais também são levadas em conta.
“No Brasil, a cada 10 pessoas em situação de rua, sete são negras. Do total, 88% da população em situação de rua é do sexo masculino. A cada 10 pessoas nessas condições, cinco possuem o nível de escolaridade do ensino fundamental incompleto”, diz o professor André Dias, coordenador do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua/Polos-UFMG.
São Paulo é a cidade com o maior número de pessoas em situação de rua, com 52.226 indivíduos. Depois da capital paulista, vem Rio de Janeiro (12.752); Belo Horizonte (11.111) e Salvador (7.279). Em todo o país, há 206.044 pessoas nesse grupo, registradas no CadÚnico.