Desde a instalação da primeira passagem no Distrito Federal, em 1º de abril de 1997, nas imediações da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 307/308 Sul, Brasília soma 4.430 faixas de travessia, sendo 732 com semáforo.
As sinalizações dos locais apropriados para a travessia das vias do DF estão presentes em todas as regiões administrativas da capital. O Plano Piloto concentra a maior parte das faixas, são 1.130 ao todo.
Por meio do Departamento de Trânsito da capital (Detran-DF), a preservação dos locais apropriados para uma travessia segura é promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
Pelo site do Detran, a população pode solicitar a criação de novas faixas, que também podem ser solicitadas pela ouvidoria pelo número 162. O pedido deve conter imagens ou croquis com a localização da travessia desejada e os motivos que originaram a solicitação.
A demanda é enviada aos setores de engenharia de trânsito do órgão responsável, que avaliam se os locais seguem os critérios necessários.
“É feita uma contagem para ver quantos transeuntes passam por aquele local e também é avaliado o raio de giro da área, para medir o fluxo de entrada e saída de carros”, explica Marlícia Camello, diretora de Engenharia de Trânsito do Detran-DF.