O ASSUNTO É

BOMBA! FRAGILIDADE DO ESQUEMA DE SEGURANÇA DE ROLLEMBERG DEIXA FORÇAS ARMADAS DE PRONTIDÃO PARA CONTER DISTÚRBIOS

Publicado em

1ATROPAO estado de tensão no país que aumentará nestes próximos seis dias por causa da votação do relatório de Jovair Arantes, que recomenda  impeachment contra a presidente Dilma, marcada para acontecer domingos (17), levou as Forças Armadas e entrarem em regime de prontidão durante esse período. A atenção maior está focada no Distrito Federal onde funciona os Poderes da República.

                                                                       

LETRA O“padrão de alerta” do Exército Brasileiro decorre pelo fato de ter sido detectado fragilidades no esquema de segurança pública montado pelo governo Rollemberg, mesmo contando com o apoio da Força Nacional.

O primeiro sinal de fragilidade foi a montagem de barracas em locais próximos a Esplanada dos Ministérios, área considerada proibida para esse tipo de ocupação. A Secretaria de Segurança e Paz Social do DF só iniciou as negociações ontem a noite pela a retirada dos ocupantes em frente ao Teatro Nacional.

As Forças Armadas monitoram a escalada da tensão política no país e já acionou o seu plano de contingência, caso aconteçam tumultos durante as manifestações previstas para acontecer no seu estado mais crítico no dia 17.

Segundo uma fonte do Exército consultada por Radar, não foi instituído 100% do “estado de prontidão”em que os militares permanecem aquartelados. No entanto, a orientação é de que os militares não se ausentem de Brasília durante esta semana tensa e na próxima após o dia 17, domingo, quando será votado o processo de abertura de impeachment da presidente Dilma Rousseff pela Câmara dos Deputados. Unidades do Exército em todo o país estariam de sobreaviso, segundo a fonte.

Em entrevista publicada no mês de março na página oficial do Exército do Brasil, na internet, o comandante do Exército brasileiro, o general Villas Bôas, garantiu que o exército vai cumprir a Constituição e disse que a crise que o país atravessa é política, econômica e ético-moral. “As pessoas olham para instituições como o Exército e aguardam “atitudes que sinalizem como sair da crise”, disse.

O general disse que o papel e as atribuições do Exercito estão definidas na Constituição e também nas leis complementares, pautadas em três pilares básicos: “a estabilidade, a legalidade e a legitimidade”, afiançou Villas Bôas.

O comandante enfatizou ainda na mesma entrevista que, “se por acaso chegarmos a um quadro de convulsão social, por dever constitucionais as Forças Armadas serão obrigadas a intervir. Não porque se deseja a volta de um governo militar no país”, garantiu.

Da Redação Radar

LEI MAIS:

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO ROLLEMBERG? NÃO ESTÁ PROIBIDA MONTAGEM DE BARRACAS NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS?

NEM A FAVOR E NEM CONTRA DILMA: ROGÉRIO ROSSO VAI USAR O DIREITO DE FICAR “EM CIMA DO MURO” NA VOTAÇÃO DO IMPEACHMENT

AFUNDADA NA INCOMPETÊNCIA, BRUNA PINHEIRO DEIXA DE FISCALIZAR, FAVORECENDO A GRILAGEM E AS INVASÕES

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Registro de técnicos no CFT/CRT sobe 1.594,59% em 5 anos

Nos últimos cinco anos, o percentual de profissionais formados em cursos técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e registrados no Sistema CFT/CRTs, que...

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->