Agora, os passageiros do Metrô podem, comprar bilhetes dos trens por meio de cartão de crédito ou débito, no Distrito Federal. A medida começou valer a partir desta quarta-feira (28).
A implantação do sistema foi feita pelo BRB Mobilidade e o serviço ocorre nas 27 estações em funcionamento na capital.
O pagamento pode ser feito por meio da aproximação com cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento dos validadores instalados nas catracas de entrada. Serão aceitas apenas bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
Entretanto, continua valendo a opção de compra convencional com o QR Code nas bilheterias, bem como o pagamento com o Cartão Mobilidade.
“Desde que assumiu o Sistema de Bilhetagem Automática, o BRB tem trabalhado para melhorar a experiência do usuário. Primeiro, modernizamos o sistema e lançamos um aplicativo e o site para facilitar o dia a dia do passageiro do transporte público no DF. Agora, chegou a fase de firmar novas parcerias, como esta com a Mastecard, para democratizar a alternativa de pagamento aos cidadãos”, acrescenta o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Essa última opção cabe principalmente para os passageiros que precisam fazer a integração.
No caso do pagamento com o cartão de crédito ou débito, a integração não será válida. Atualmente, o Metrô transporta, em média, 160 mil passageiros por dia e possui uma frota de 32 trens.
O funcionamento varia de acordo com os dias da semana. De segunda a sábado funciona das 5h30h às 23h30, nos domingos e feriados, os trens rodam das 7h às 19h.
O pagamento por aproximação é ideal para transações de baixo valor e situações que requerem uma velocidade de pagamento maior para diminuir filas, principalmente nos horários de pico.
- Qualquer cartão de crédito e débito funciona no Metrô-DF?
Não. Por enquanto, somente cartões que funcionem por aproximação, das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Para consultar as bandeiras aceitas, verifique diretamente na tela dos validadores.
- É possível selecionar se vai cobrar no débito ou no crédito no momento do uso no bloqueio?
Não. O bloqueio cobrará na função definida pela sua instituição bancária.
- Os cartões virtuais cadastrados nos celulares funcionam nos bloqueios?
Sim. É possível o pagamento de passagem diretamente nos bloqueios com os cartões virtuais nos celulares, smartwatches, pulseiras e outros acessórios, desde que tenham tecnologia de pagamento por aproximação.
- É possível fazer Integração com o uso do cartão de crédito ou débito?
Não. Os usuários que precisam de integração entre o Metrô e os ônibus devem usar o cartão BRB Mobilidade.
- Quantas viagens posso pagar por aproximação, por vez, com o cartão de débito/crédito?
Somente será possível passar o cartão uma vez a cada 05 minutos, desde que a transação anterior seja aprovada.
- Se tiver mais de um cartão bancário ou um cartão de Vale Transporte ou Cartão Cidadão na carteira, qual será debitado?
Será debitado o cartão mais próximo do equipamento. É essencial tirar o cartão da bolsa ou carteira para evitar cobrança em cartão diverso do escolhido.
- Se o cartão não passar, o que devo fazer?
O usuário pode adquirir a passagem na bilheteria e entrar em contato com o banco ou a administradora do cartão para ver porque não passou.
- O pagamento por aproximação é seguro?
O pagamento por aproximação é rápido, prático e seguro. É ideal para transações de baixo valor e situações que requerem uma velocidade de pagamento maior para diminuir filas.