O ASSUNTO É

BESSA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA QUE DEBATE SITUAÇÃO DE QUIOSQUES E FEIRAS DO DF

Publicado em

A Câmara Legislativa realizou nesta terça-feira (20) audiência pública para tratar do reajuste de taxas cobradas de feirantes e quiosqueiros no Distrito Federal. O deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) esteve na solenidade e ressaltou que a situação vivida pelas categorias é absurda e que o aumento é inconstitucional

“Esse debate é muito importante pois expõe a situação desses trabalhadores. O atual governo coleciona absurdos e esse reajuste ilegal é uma afronta à categoria. Em muitos casos, o valor devido pelo quisqueiro ou feirante é até três vezes maior o que pode inviabilizar a atividade”, declarou Bessa.

O aumento da tarifa foi determinado por meio de um decreto do Governo do DF e o reajuste médio varia de 33% a 175% de acordo com cada Região Administrativa. A medida, portanto, é inconstitucional, pois a competência para legislar sobre o assunto é da Câmara Legislativa.

“Vamos tentar reverter essa situação na Justiça porque não vamos aceitar essa medida abusiva. Tudo com esse governo é assim: vencemos após o confronto. E vou continuar lutando contra essas medidas abusivas”, concluiu o deputado.

A comerciante Júlia, da Associação dos Quiosqueiros do DF, enfatizou que os decretos não foram discutidos com a categoria. “Cada comerciante deve pagar o que for justo. Nós não temos condições de pagar taxas absurdas que foram decididas sem que os quiosqueiros fossem ouvidos”, afirmou. Júlia lembrou que “quiosque também é patrimônio tombado, pois estão aqui desde a fundação de Brasília”.

A iniciativa partiu do deputado Raimundo Ribeiro (PPS), que criticou a forma como os pequenos comerciantes são tratados pelo governo. “Os decretos que estabelecem os reajustes não passaram por esta Casa e são reajustes muito acima dos índices de inflação”, reclamou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Caiado premia 150 escolas que se destacaram em alfabetização em Goiás

Caiado entrega premiação a 150 escolas públicas municipais vencedoras do Prêmio Leia 2024. Ao todo, foram distribuídos R$ 18 milhões aos colégios premiados (Fotos: Júnior Guimarães)

Mais Radar

Prazo para credenciamento de papelarias no CME termina neste domingo (19)

O prazo para as papelarias interessadas enviarem a documentação para participar...

Mães e filhos têm tarde especial no parque inspirado na Disney

A Secretaria da Mulher (SMDF) proporcionou diversão às mães que fazem...

Sorteio do Nota Legal é adiado para o dia 27 de junho

O primeiro sorteio de 2024 do programa Nota Legal mudou de...

Nova forma no sistema de bilhetagem dos ônibus será totalmente digital

A partir de 1º de julho, os métodos de pagamento das...

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»