O prazo para retirada da 2ª Via Fácil da carteira de identidade foi ampliado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A medida serve para quem retirou a documentação nos últimos dez anos.
O titular pode solicitar a reimpressão da segunda via pela internet e fazer a retirada em um posto de identificação da Polícia Civil (PCDF) de maneira rápida, fácil e sem filas.
Anteriormente o prazo máximo para utilizar o serviço era de cinco anos. A iniciativa pretende desafogar a demanda pela emissão do documento.
“Agora o prazo máximo de reimpressão da documentação para adultos passa para dez anos e cinco para crianças”, explica a diretora adjunta do Instituto de Identificação, Vanessa Spagnolo.
Ao todo, são mais de 650 mil pessoas aptas no Distrito Federal para o serviço que tem alguns pré-requisitos. É necessário ter uma carteira de identidade expedida no DF com data de expedição inferior a dez anos, ter mais de 16 anos, ser brasileiro nato e não ter tido alterações nos dados pessoais.
Para quem deseja incluir ou alterar as expressões Idoso e Maior de 65 anos na nova carteira, será necessário o atendimento presencial em um posto de identificação biométrica.