O ASSUNTO É

ADMINISTRAR É TER BOM SENSO

Publicado em

1-AZEVEDO2Poucos, entretanto, conseguem atingir o objetivo primordial da administração, ou seja, ordenar a estrutura financeira e otimizar a estrutura organizacional, a maioria se perde no escaninho da burocracia e no final, obtém resultados pouco convincentes e pífios.

1-AZEVEDO2Poucos, entretanto, conseguem atingir o objetivo primordial da administração, ou seja, ordenar a estrutura financeira e otimizar a estrutura organizacional, a maioria se perde no escaninho da burocracia e no final, obtém resultados pouco convincentes e pífios.

Isso decorre da falta da aplicação dos princípios, normas e funções colocados à disposição do administrador, para que este possa fazer muito com escassos recursos.

Para evitar desastres administrativos, o gestor e seu staff devem está com o foco no planejamento estratégico para alcançar as metas estabelecidas e proporcionar o bem-estar comum e social.

Por essa razão, administrar significa fazer uso qualificado dos recursos financeiros, materiais, humanos e ter bom senso para dirimir as encruzilhadas do contraditório nas discussões.

Observam-se nos dias atuais que muitos administradores fazem compras desnecessárias apenas para satisfazer seu ego ou mesmo para atender a interesses alheios ao interesse público. Tal comportamento constitui hoje uma espécie de ralo de verbas públicas.

É de extrema importância, para administrar bem a coisa pública dispor de recursos humanos valorizados e bem preparados para o exercício de suas funções, além de salário compatível.

Esses estímulos podem ser dados por meio de treinamentos, cursos de extensão, seminários e gratificações por desempenho de funções.

Aliada a essas premissas devemos ter uma legislação firme e ágil para darmos respostas à sociedade aos descasos, ao compadrio perdulário e aos mais variados tipos de desvios éticos de conduta.

Temos que ter ousadia, fomentar uma nova geração de gestores com pensamentos voltados para a eficiência, humanidade e recursos renováveis.

Avalio que é possível e viável exercer a administração pública com mais eficácia e menos desperdício de dinheiro público.


 *Wander Azevedo é: Diretor Executivo da Associação Comercial do Jardim Botânico

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Receita recebe mais de 1,7 milhão de declarações do IRPF

Até o momento, a Receita Federal recebeu 1.795.258 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025. O número equivale a 3,9%...

Mais Radar

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Quarta do Cidadão realiza 794 atendimentos na Rodoviária do Plano

A Rodoviária do Plano Piloto recebeu a sexta edição da Quarta...

Senha para doadores de sangue O negativo e A negativo é prorrogada

A distribuição de senhas preferenciais para doadores de sangue O negativo...

Ações coíbem instalação de faixas de publicidade irregulares no DF

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) trabalha intensamente...

Sexta edição do programa NaMoral é lançada

A sexta edição do programa NaMoral foi lançada pela Secretaria de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->