Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do projeto Comunicador do Futuro. A iniciativa promete capacitar jovens, adultos, idosos e agentes culturais em áreas de comunicação e audiovisual, por meio de oficinas gratuitas.
As aulas serão realizadas nas regiões administrativas (RAs) de Samambaia, Ceilândia, Recanto das Emas e Paranoá.
“O projeto viabiliza oportunidades para que jovens possam se capacitar e, assim, aumentar a chance de entrarem em um mercado de trabalho competitivo, que precisa de novos talentos. Ao apoiar esses projetos, a Secretaria de Cultura contribui para o desenvolvimento da economia criativa do DF e, principalmente, para a melhoria da perspectiva de futuro desses jovens”, ressalta o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes.
Uma das novidades desta edição é a possibilidade dos agentes culturais também se inscreverem nos cursos. Além dos profissionais, podem participar candidatos com idade acima de 16 anos, incluindo jovens da rede pública e idosos. Há vagas para pessoas com deficiência (PcDs).
Cada participante poderá se inscrever em até duas modalidades, com a possibilidade de desenvolver habilidades técnicas, criativas e colaborativas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a semana que antecede o início das aulas.
A primeira região administrativa a receber as oficinas será Samambaia, com início das atividades no dia 29 deste mês. De lá, o projeto segue para Ceilândia.
Serão, ao todo, duas salas com quatro turmas por turno, cada uma com cerca de 16 alunos, totalizando 128 participantes em cada cidade. As 32 oficinas oferecem 40 horas de aprendizado prático e serão realizadas em uma unidade móvel.
Durante 20 dias úteis, os participantes poderão mergulhar em temas como fotografia, operação de áudio, gerenciamento de redes sociais e produção audiovisual, com turmas distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde.