O ASSUNTO É

A cada 15 horas, um caso de importunação sexual é registrado no DF

Publicado em

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) registrou, nos dois primeiros meses do ano, 90 ocorrências de importunação sexual. De acordo com a pasta, em média, a cada 15 horas, uma pessoa é vítima desse desconforto no DF.

Entre janeiro e dezembro de 2021, foram 550 registros. Para o consolidado de 2022, os índices apontam 629 ocorrências para a referida natureza delituosa, em todo o DF.

Para o especialista em segurança pública Moisés Martins, os números apontam a tendência de aumento nos casos de importunação sexual nos últimos dois anos. Ele ressalta que a denúncia sempre será importante.

“Eu percebo que falta uma maior publicidade por parte dos órgãos públicos em reforçar que esse tipo de conduta é um crime que pode levar o indivíduo a ser preso. Quando a vítima tem conhecimento da norma, ela vai atrás da garantia dos seus direitos. A cultura que faz prevalecer esse tipo de conduta libidinosa tem que mudar, pois não há impunidade”, diz o especialista.

A inclusão desta prática no Código Penal Brasileiro (CPB) é recente. Foi a partir de um caso de repercussão nacional, em 2018, que a Lei 13.718/2018 adicionou a importunação sexual no artigo 215-A do CPB, como explica Moisés.

Entre outras informações relevantes para o processo de investigação, segundo a SSP, o registro de ocorrências por parte da população é importante para subsidiar a elaboração de estudos e manchas criminais com dias, horários e locais de maior incidência de cada crime.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai animar a Esplanada dos Ministérios com uma programação diversificada e atrações para todas...

Mais Radar

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai...

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de...

Cel. Wellington assume presidência da ASSOR com foco na união e direitos

Wellington Cursino é eleito presidente da ASSOR em assembleia marcada pela ampla participação dos associados, destacando o fortalecimento interno da entidade e o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»