O ASSUNTO É

4.949 CNH SUSPENSAS| Detran arrocha fiscalização contra os bêbados do DF

Publicado em

O número de casos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa cresceu 85% no Distrito Federal. Ao todo, 4.949 condutores perderam o direito de dirigir entre janeiro e outubro de 2019, ante pouco mais de 2,6 mil registrados no mesmo período do ano passado. Segundo o Departamento de Trânsito (Detran-DF), que endureceu a fiscalização nas pistas do DF, a maior causa é a direção sob efeito de álcool. Quase 90% dos motoristas impedidos de dirigir foram pegos no teste bafômetro.

 

Das CNH suspensas entre janeiro e outubro, 4.452 foram motivadas por alcoolemia (81,9%). “Flagrante de embriaguez é questão de fiscalização. Não tem outra maneira para chegar a essas pessoas. O condutor tem que ser parado e fazer o teste do bafômetro”, diz o diretor de Controle de Veículos e Condutores do Detran, Harley Bueno.

Cassações também crescem
A mais severa penalidade prevista nos casos de infração de trânsito é a cassação da CNH. Ela dura obrigatoriamente 24 meses e, após cumprir esse período, o condutor deve passar novamente pelo processo de habilitação, como da primeira vez, se quiser voltar a dirigir. No DF, o número de habilitações cassadas neste ano aumentou em 56%: foram 69 contra 44 em 2018.

“No quesito trânsito e segurança, o consumo de álcool é a causa de maior penalidade, de acidentes e de suspensões. Álcool e direção não combina e isso é prova. Com a suspensão, a gente consegue evitar uma tragédia”, emenda o diretor. Outros motivos incluem atingir 20 pontos na CNH (135 casos) e ultrapassar o limite de velocidade da via em mais de 50% (31 casos).

O condutor que estiver com o direito de dirigir suspenso e for flagrado pela fiscalização receberá multa de R$ 880,41 e responderá a processo de cassação da CNH. De acordo com o artigo 307 do CTB, quem violar a suspensão ou a cassação do direito de dirigir responderá por crime de trânsito, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rock in Rio inicia segunda semana com popstars que já brilharam no DF

O Rock in Rio alcançou a segunda etapa da sua edição 2024 com mais quatro dias de novas atrações para celebrar os 40 anos...

Mais Radar

Inscrições para curso de mecânica para mulheres vão até segunda (23)

Até segunda-feira (23), o Departamento de Trânsito do Distrito (Detran-DF) está...

Prêmio de Educação de Trânsito abre inscrição até 27 de setembro

As inscrições para o 3º Prêmio de Educação de Trânsito vão...

Começam as inscrições para o projeto Habilitação Social

O Programa Habilitação Social disponibilizará 5 mil vagas para todo o...

Semana Nacional de Trânsito 2024 tem início nesta quarta (18)

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal abriu, nesta quarta-feira (18),...

Capital receberá o Brasília Champions 2024

Pelo terceiro ano consecutivo, a capital federal será palco do Brasília...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»