Um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando uma situação revoltante de coação eleitoral por parte do empresário e presidente da Câmara de Vereadores de Águas Lindas de Goiás, Everaldo Ramiro.
O momento de assédio eleitoral ocorreu dentro de uma das empresas de propriedade de Everaldo Ramiro.
No vídeo, é possível ver o vereador pressionando os trabalhadores a apoiarem a candidatura de Lucas Antoniette nas próximas eleições municipais.
A postura autoritária do vereador é evidente, deixando clara sua tentativa de manipular o voto dos funcionários em favor do atual prefeito. VEJA:
Entretanto, é importante ressaltar que a coação ou assédio com a finalidade de influenciar o voto é uma prática ilegal e pode ser enquadrada no artigo 301 do Código Eleitoral.
A legislação prevê pena de até quatro anos de reclusão e pagamento de multa para aqueles que coagirem alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido.
A denúncia foi enviada à promotora eleitoral de Águas Lindas, Tania D’Able Rocha, pela vereadora Neide Enfermeira. O PM deve se manifestar. LEIA AQUI.
Por ter denunciado o crime, a vereadora Neide Enfermeira vem sendo ameaçada de ter o seu mandato tomado na mão grande pela Câmara de Vereadores de Águas Lindas, sem direito a defesa.
Ela também vem denunciando um esquema de desvio do dinheiro público que estaria ocorrendo tanto na Prefeitura como no Legislativo do município. Procurado pelo RadarDF, a prefeitura não quis se manifestar.
Como denunciar
Qualquer pessoa pode denunciar o assédio eleitoral, podendo ser tanto a vítima quanto um terceiro que teve conhecimento do crime praticado, podendo acontecer, inclusive, de forma anônima.
No caso que envolve o presidente da Câmara de Aguas Lindas de Goias, a prova é o video. A denúncia podem ser formalizadas nas seguintes plataformas: Site do MPT; Site do MPF; Por meio do aplicativo Pardal, disponível tanto para Android quanto iOS; No sindicato da categoria; Nas procuradorias regionais.