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UPA Mansões Odisseia de Águas Lindas é habilitada como unidade de porte III

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A UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisseia agora é habilitada como de porte três. A qualificação acontece após a publicação da Portaria nº 3.286, pelo Ministério da Saúde, na edição desta terça-feira, 16 de agosto, no Diário Oficial da União.

A habilitação permitirá que a UPA passe a recursos federais para ajuda de custeio do equipamento de urgência e emergência para a saúde da população de Águas Lindas de Goiás.

A diretora da UPA Mansões Odisseia, Narita Brito, destacou que a habilitação atesta a melhoria da qualidade do serviço implementada pela gestão ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, conjuntamente com a Prefeitura local.

“A habilitação é reflexo das adequações que vem ocorrendo na unidade desde que o ISAC assumiu a gestão compartilhada da UPA. São adequações e melhorias que vão desde a estrutura física, passando pela implementação de novas soluções tecnológicas e qualificação das equipes assistenciais. O resultado tem sido comprovado por uma assistência mais eficiente, segura e humanizada”, explicou Narita.

Para o Prefeito Dr Lucas Antonietti é um grande avanço para a saúde do município.

“Após 1 ano e 8 meses de idas e vindas e com uma união de forças, conseguimos habilitar a Upa, com isso iremos receber recursos do governo federal para ajudar a custear a unidade de saúde, até agora, todo o custo foi bancado pelo município, e lá estamos atendendo além de moradores de Águas Lindas , de outras diversas cidades e do Df”, pontuou.

Critérios para habilitação

Para alcançar a habilitação obtida, a UPA Mansões teve que obedecer critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Entre as exigências para essa qualificação, é que a unidade tenha uma abrangência para uma população entre 200 mil e 300 mil habitantes, tenha nove médicos no atendimento diário, sendo cinco no período diurno e quatro no noturno.

Somente esse ano, a unidade já realizou mais de 64 mil atendimentos.

Satisfação do usuário

A melhoria da qualidade do serviço implementado pelo ISAC pode ser comprovada pelos pacientes atendidos na unidade. Em julho de 2022, UPA Mansões Odisséia alcançou mais de 97% de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.

Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.

“As manifestações dos pacientes auxiliam na melhoria dos serviços prestados. A devolutiva torna-se ponto crucial para que os pacientes se sintam representados e ouvidos”, afirma Giselle Milhomem, coordenadora do SAU.

Mais tecnologia

Custeada pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás e vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde, a UPA Mansões Odisséia tem passado por um amplo processo de modernização, com a implantação de ferramentas que dão mais agilidade e eficiência nos atendimentos.

Uma das implementações aconteceu no sistema de Classificação de Risco. Com o novo sistema, a emissão de senhas passou a ser automática e feita a partir de um painel eletrônico de chamada de paciente e triagem, que prioriza os atendimentos de acordo com a gravidade dos casos, com base nos critérios de Classificação de Risco preconizado pelo Ministério da Saúde. Dentre os benefícios, destaca-se a redução das filas e do tempo de espera de atendimento na unidade.

Outra ferramenta que está disponível para o acolhimento ágil dos pacientes cardíacos é o eletrocardiograma com monitoramento remoto, que fornece o laudo do especialista em até dez minutos. Essa observação remota do paciente feito por médicos especializados de vários pontos do país assegura a melhoria dos indicadores de desempenho e qualidade. Permite, ainda, o desenvolvimento de estratégias para o melhor cuidado do indivíduo cardiológico com potencial impacto na segurança do paciente e desfechos clínicos.

A unidade também já conta com a utilização de totem de autoatendimento com reconhecimento facial. A implantação dessa tecnologia é um passo importante na automação de processos repetitivos, sujeitos à falha humana, e na integração com os diversos sistemas para melhor gestão, acesso e monitoramento dos usuários.

Para melhorar a área de radiologia foram adquiridos dois novos aparelhos: um equipamento de raio X e um de revelação. Com qualidade superior ao convencional, os novos aparelhos oferecem vantagens como maior agilidade e precisão diagnóstica. Essa mudança possibilita também que o médico visualize as imagens diretamente no computador, dentro do próprio consultório, evitando a impressão das chapas.

Além disso, a Engenharia Clínica incorporou nos processos de rotina da unidade a manutenção preventiva do parque tecnológico, a fim de garantir o bom funcionamento dos equipamentos já existentes e a continuidade dos serviços prestados à população.

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