O ASSUNTO É

Candidata a prefeita de Valparaíso é acusada de fraude e uso indevido de música

Publicado em

Agora lascou! Já não bastassem os inúmeros processos que podem tirar a deputada estadual Leda Borges (PSDB), da disputa eleitoral da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, agora ela  também está sendo acusada de plagiar e usar uma música em sua campanha sem a devida autorização dos autores.

Os  cantores e compositores Rezende Jr. e Alexandre Oltramari resolveram processar judicialmente a candidata Leda Borges por estar usando um jingle em sua campanha, sem a devida autorização dos autores.

A música usada pela deputada Leda Borges,  foi feita especialmente para a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney que disputou o governo em 2018.  Na época a música  foi gravada pela cantora Alcione.

Veja

O jingle tem uma mensagem forte e uma melodia contagiante. Mesmo assim, Roseana perdeu a corrida para o atual governador Flávio Dino. O mesmo pode se repetir com Leda em Valparaíso.

De forma surpreendente,  a música volta a reaparecer, desta vez, tocada nos carros de som da candidata Leda Borges que disputa a prefeitura de Valparaíso nestas eleições de 2020.

A letra, em alguns pontos foi modificada, enquanto a melodia continuou a mesma.

O plágio grosseiro e o roubo de direitos autorais surpreendeu os verdadeiros donos da obra musical: Rezende Jr e o jornalista e publicitário Alexandre Oltramari.

No Código Penal Brasileiro, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, a previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – diz o seguinte:

Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consignam, respectivamente:

§1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (…: Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (…).

Em um vídeo que circula nas redes sociais  o músico  Rezende Júnior detona com Leda Borges ao denunciar  o plágio da música usada indevidamente pela política de Valparaíso.

Confira:

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Projeto ‘Descobrindo Brasília e suas Regiões’ tem inscrições abertas para visitas guiadas

Estão abertas as inscrições para o projeto Descobrindo Brasília e suas Regiões. A seleção é direcionada a projetos sociais das regiões administrativas do DF...

Mais Radar

Caiado entrega novo helicóptero e reforça poder aéreo da PC-GO

Novo helicóptero da Polícia Civil é um Airbus/Helibras AS350 B3, reconhecido internacionalmente pela robustez, segurança e alto desempenho (Foto: Polícia Civil).

Entrega de veículos vira demonstração de força política em Goiás

Vice-governador Daniel Vilela (MDB) e primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil) lideram encontro histórico com 190 prefeitos goianos na entrega de 246 veículos para assistência social. Demonstração de unidade, articulação e compromisso com os municípios

Goiás Social reforça apoio a municípios de risco antes das chuvas

 O Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento...

Governo de Goiás prorroga inscrições do Aluguel Social em 16 municípios

Vagas permanecem abertas até 29 de dezembro para Alexânia, Aloândia, Alto...

Deputado detona Perillo e diz que Daniel Vilela é a escolha segura em 2026

PC Martins endurece o discurso, chama Marconi Perillo de falso moralista e reforça que jamais o apoiará. O deputado declara confiança total em Daniel Vilela, apontando maturidade, preparo e força política para comandar Goiás em 2026.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.