O ASSUNTO É

Candidata a prefeita de Valparaíso é acusada de fraude e uso indevido de música

Publicado em

Agora lascou! Já não bastassem os inúmeros processos que podem tirar a deputada estadual Leda Borges (PSDB), da disputa eleitoral da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, agora ela  também está sendo acusada de plagiar e usar uma música em sua campanha sem a devida autorização dos autores.

Os  cantores e compositores Rezende Jr. e Alexandre Oltramari resolveram processar judicialmente a candidata Leda Borges por estar usando um jingle em sua campanha, sem a devida autorização dos autores.

A música usada pela deputada Leda Borges,  foi feita especialmente para a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney que disputou o governo em 2018.  Na época a música  foi gravada pela cantora Alcione.

Veja

O jingle tem uma mensagem forte e uma melodia contagiante. Mesmo assim, Roseana perdeu a corrida para o atual governador Flávio Dino. O mesmo pode se repetir com Leda em Valparaíso.

De forma surpreendente,  a música volta a reaparecer, desta vez, tocada nos carros de som da candidata Leda Borges que disputa a prefeitura de Valparaíso nestas eleições de 2020.

A letra, em alguns pontos foi modificada, enquanto a melodia continuou a mesma.

O plágio grosseiro e o roubo de direitos autorais surpreendeu os verdadeiros donos da obra musical: Rezende Jr e o jornalista e publicitário Alexandre Oltramari.

No Código Penal Brasileiro, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, a previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – diz o seguinte:

Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consignam, respectivamente:

§1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (…: Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (…).

Em um vídeo que circula nas redes sociais  o músico  Rezende Júnior detona com Leda Borges ao denunciar  o plágio da música usada indevidamente pela política de Valparaíso.

Confira:

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alertou os beneficiários do Bolsa Família sobre notícias falsas envolvendo o...

Mais Radar

Campeonato Mundial de Robótica: equipes goianas se classificam

O feito aconteceu durante o Robótica 2024, maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, realizado de 11 a 17 de novembro no Centro de Convenções de Goiânia.

Feirão de Empregos do Goiás Social chega a 8 cidades com 10 mil vagas

Goiás promove feirão com 10 mil vagas de emprego, oficinas e cursos gratuitos em 8 cidades entre 21 e 23 de novembro.

Pesca esportiva injeta R$ 7,3 mi e fortalece turismo goiano

Os eventos, promovidos com apoio do Governo de Goiás por meio de um investimento de R$ 1,2 milhão da Goiás Turismo, consolidaram o estado como um dos principais polos da modalidade no Brasil.

João Pessoa sedia Jogos da Juventude com atletas de Goiás

A Delegação de Goiás leva 197 atletas e técnicos para os Jogos da Juventude 2024, com o objetivo de conquistar medalhas e promover novos talentos em 16 modalidades individuais e coletivas em João Pessoa.

Médico é preso por violar medida e crimes sexuais em Goiás

O ginecologista Mateus Barbosa Leite foi preso em Catalão (GO) por descumprir medida protetiva solicitada por sua ex-companheira. Ele também responde por acusações de crimes sexuais e violência doméstica.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»