O Centro de Ensino Fundamental 308 de Santa Maria protagoniza um projeto social para alunos que não possuem alimentação adequada. O projeto incentiva o empreendedorismo e motiva os jovens a gostar das aulas.
As receitas usam os materiais que, seriam jogados fora ou desperdiçados. A ideia foi da professora Ioni Pereira.
“Uma vez, um aluno pediu para a vizinha não jogar arroz fora porque tinha aprendido a fazer um bolinho com ele na escola. A mãe chegou para mim e disse: Isso salvou a janta do meu filho, porque a gente não tinha nada para comer’”, diz a coordenadora do projeto.
Segundo a educadora, as atividades de culinária vêm fazendo sucesso com os estudantes do ensino integral, no contraturno das aulas.
“É um projeto que beneficia os alunos, a escola e as famílias. Eles aprendem as receitas, fazem uma coisa diferente, a gente vende e eles comem”, explica Ioni.
Para produzir as receitas, são utilizados os ingredientes que sobram na cozinha, como arroz, frango, polvilho, casca de banana. Dali, surgem bolos, tortas e biscoitos. As professoras Sara Cristina Damásio e Thaise Sousa também auxiliam na mão de obra.
O projeto vai além da escola. A idealizadora conta que alguns pais pegam as receitas como exemplo e usam para fazer as comidas e vender para complementar a renda da família.
Para quem tiver interesse em doar materiais para complementar as receitas, basta entrar em contato pelo telefone (61) 9 9824-6743.