O ASSUNTO É

Voluntários promovem neste sábado (5), mutirão de limpeza da Cachoeira do Tororó

Publicado em

Os moradores da região do Tororó, setor habitacional vinculado à Região Administrativa do Jardim Botânico, realizam neste sábado (05), “Dia Internacional do Voluntário”, um grande mutirão de limpeza da sujeira acumulada no Parque Distrital Salto do Tororó.

A ação voluntária, segundo o presidente do Conseg, Washington Melo, tem por  objetivo de mitigar os impactos ambientais provocados pelos resíduos sólidos concentrados na  Unidade de Conservação Ambiental.

LEIA MAIS

Lei sancionada por Ibaneis Rocha, vai regularizar cinco mil ocupações rurais no DF

Ele disse que, recentemente, o Conseg Tororó criou um Grupo de Trabalho Voluntário Permanente Ambiental destinado a proteger a área de 322,75 hectares, onde nasce o  Córrego Pau de Caixeta,  formador da Cachoeira do Tororó.

A criação do parque foi para promover a conservação dos recursos naturais e assegurar o meio ambiente em equilíbrio com a população local.

Para Washington Melo, o objetivo do  mutirão deste sábado, é para  sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente na região.

“O uso de máscara é obrigatório. Também é recomendado que use sapatos fechados, calça comprida, traga garrafa d’água e luvas para proteção das mãos”, orienta.

Quem quiser colaborar com a ação de limpeza da cachoeira deve confirmar presença pelo e-mail salvetrr@gmail.com.

Ações do GDF na região

Desde a sua criação, em 2005, pelo decreto nº 25.927, o Parque Ecológico Tororó, efetivamente começou a receber infraestrutura a partir do governo Ibaneis Rocha.

Em  setembro desde ano, o  Instituto Brasília Ambiental IBRAM), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente,  entregou a primeira etapa das obras de implantação do Parque Ecológico do Tororó.

A inauguração da unidade de conservação foi possível graças a ações conjuntas com diversos órgãos do governo e o apoio da Administração do Jardim Botânico, além da comunidade local.

As obras no Tororó foram realizadas com recursos de compensação ambiental e contou com a atuação da força-tarefa dos parques incluindo representantes de diversos órgãos do governo, como Novacap, SLU, CEB, CAESB, DER, DETRAN, FUNAP.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

BRB chega a Alagoas e vai gerir folha dos servidores da prefeitura de Maceió

O Banco BRB será responsável pela gestão da folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Maceió pelos próximos 5 anos. A conquista é...

Mais Radar

Detran leva orientações a 3,1 mil pessoas no fim de semana no DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal impactou 3,1 mil pessoas...

Investimentos em obras e diálogo: atuação de Dra. Jane no Paranoá e Itapoã

Com experiência como delegada, Dra. Jane Klebia tem atuado com foco nas necessidades do Itapoã e Paranoá. Já destinou mais de R$ 20 milhões para obras de mobilidade, drenagem e infraestrutura, e projeta novos avanços com a Feira Permanente e o Centro Olímpico.

Música: Projeto oferece curso gratuito a jovens de São Sebastião

Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para a seletiva do projeto Eu Sou Músico, que oferece formação musical aos participantes.

Promotores e PMDF fortalecem parceria no Recanto das Emas

O encontro, que reuniu representantes do Ministério Público e oficiais da PMDF, buscou aprimorar a atuação conjunta em prol da segurança e da ordem na região.

Síndicos e moradores buscam reorganizar a AJAB no Jardim Botânico

AJAB se reestrutura e indicará o jornalista Toni Duarte como presidente, por sua forte ligação com Jardim Botânico. Reunião nesta segunda (24) no Lago Sul definirá rumos da associação, pioneira na defesa da maior cidade condominial do DF.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.