O ASSUNTO É

Ocupações em Sobradinho, Planaltina, Morro da Cruz, Sol Nascente/Pôr do Sol, serão regularizadas

Publicado em

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), está elaborando um projeto de lei complementar (PLC) que permite a regularização fundiária de áreas ocupadas irregularmente por cerca de 50 mil pessoas.

LEIA MAIS

Chega a 13, o número de homens estuprados e roubados por Bispo em Brasília

É prevista a criação de oito novas áreas de regularização de interesse social (Aris) no DF, abrangendo ocupações em Sobradinho, Planaltina, São Sebastião e Sol Nascente/Pôr do Sol onde vivem predominantemente pessoas de baixa renda que ganham até cinco salários mínimos.

O PLC regulamenta a Lei Federal nº 13.465, de 11 de julho de 2017, incorporando alguns elementos para sua utilização no Distrito Federal, e altera a Lei Complementar nº 803, de 25 de abril de 2009, que aprova a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (Pdot).

Na prática, adianta a revisão do capítulo de regularização fundiária do Pdot e permite o início da legalização de áreas que antes não faziam parte da estratégia do governo e agora passam a ser urbanas passíveis de regularização.

Audiência pública

Antes de ser enviada à Câmara Legislativa, a proposta será debatida com a sociedade. Na edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial do DF (DODF), foi publicada a convocação para uma audiência pública a ser realizada em 18 de novembro, às 9h. A reunião ocorrerá presencialmente e também será transmitida pela internet.

A comunidade poderá participar das discussões na sede da Seduh (Quadra 6 do Setor Comercial Sul), interagir com os participantes em uma sala virtual ou acompanhar o debate pelo YouTube – nesse caso, não será possível fazer perguntas. A minuta do projeto de lei está disponível na página da Seduh.

As contribuições enviadas pela comunidade serão avaliadas pela equipe da Seduh e poderão ser incorporadas ao projeto. O GDF pretende encaminhar o texto para a análise dos deputados distritais até dezembro deste ano.

Ocupação de área rural

Os moradores de ocupações como o Morro da Cruz, em São Sebastião, poderão ter suas residências registradas em cartório e escrituradas.

De acordo com o último Pdot de 2009, a maior parte da área ainda era zona rural, e uma pequena parte das terras se encontrava destinada à regularização fundiária. De 2009 para cá, porém – e principalmente em 2014 –, a ocupação do local se expandiu consideravelmente.

O local, que em 2009 era uma zona de chácaras, hoje já se constituiu como uma ocupação com características urbanas, com moradores de baixa renda em área demarcada como rural e na qual o Estado não pode fazer obras de infraestrutura nem construir equipamentos públicos. Segundo estudos da Seduh, são mais de três mil lotes e 10 mil moradores.

Além do Morro da Cruz, serão incluídas como áreas de interesse social e possíveis de regularização o Acampamento Dorothy Stang, em Sobradinho; o Assentamento Zilda Xavier, a Favelinha da Horta Comunitária e o Condomínio Bica do DER, em Planaltina; o Capão Comprido e o Vila do Boa, em São Sebastião, e o Residencial Nova Gênesis, no Sol Nascente/Pôr-do-Sol. Depois que a lei for aprovada, o processo de regularização será elaborado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira ressalta que o início do processo de regularização dá tranquilidade aos moradores, impedindo ações de derrubadas e outras operações.

“A permanência das pessoas que já estão nas áreas é garantida, mas o que está vazio não pode ser ocupado”, afirma Mateus Oliveira,

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Caiado premia 150 escolas que se destacaram em alfabetização em Goiás

Caiado entrega premiação a 150 escolas públicas municipais vencedoras do Prêmio Leia 2024. Ao todo, foram distribuídos R$ 18 milhões aos colégios premiados (Fotos: Júnior Guimarães)

Mais Radar

Tragédia na Rodovia Diogo Machado do Tororó, alerta para sinalização

A situação exige urgência para que outras pessoas não percam suas vidas devido à negligência do GDF.

Interrupção programada de energia afeta Planaltina e Lago Sul

Além dos desligamentos anunciados, cortes inesperados de energia podem ocorrer. A população deve reportar tais ocorrências pelo telefone 116 ou, para clientes com deficiência auditiva, pelo 0800 701 01 55.

Operação DF Livre de Carcaças Remove veículos na Papuda e Guará

A ação resultou na retirada de dois caminhões, três ônibus e 65 estruturas de carros velhos que estavam abandonados por anos.

Eduardo Pedrosa consegue linha de ônibus para operar em Barra Alta

Depois de mais de uma década de espera, a comunidade rural de Barra Alta, em Planaltina, finalmente terá acesso a uma linha de ônibus.

Linha 610.3 passa a atender moradores de Barra Alta, em Planaltina

Com isso, esses passageiros terão acesso direto à Rodoviária de Planaltina, de onde podem fazer integração com outras linhas do sistema de transporte público coletivo.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»