A DF-140, importante via do Distrito Federal, avança em sua modernização com a duplicação de 10 quilômetros de pista por onde ja transitam mais de 30 mil veiculos por dia.
Nos últimos 20 dias, avançam os trabalhos de instalação de Guard Rail (guarda-corpos), barreiras metálicas que têm como função principal impedir que veículos desgovernados ultrapassem os limites da pista ou invadam a faixa bastante.
Essa medida é especialmente necessária em áreas de alta velocidade e em trechos de declive, como ocorre na região do Setor Habitacional Tororó.
Apesar dos benefícios para a segurança viária, a instalação das barreiras trouxe preocupações aos moradores da área.
Em alguns trechos de guarda-corpos já implantados, como em frente ao condomínio Prive do Lago Sul, pedestres relatam as dificuldades para atravessar a via de um lado para o outro, uma vez que as obras não preveem, até o momento, passagens devidamente sinalizadas e seguras.
A ausência de acessos adequados fará na conclusão da com que os pedestres precisem escalar as barreiras metálicas posicionadas no canteiro central, comprometendo sua segurança.
Diante das observações, o Radar DF procurou nesta terça-feira (24), o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Junior. Ao tomar conhecimento do problema, ele garantiu que providências serão tomadas.
Fauzi Nacfur afirmou que serão abertas passagens estratégicas, com sinalização adequada e faixas de pedestres nos pontos de ônibus distribuídos ao longo da DF-140.
A obra, que tem previsão de conclusão para janeiro, incluirá essas melhorias para garantir a segurança tanto de motoristas quanto de pedestres.
O diretor-geral do DER-DF também declarou ao radarDF que toda a via será devidamente sinalizada ao término das obras, garantindo que as intervenções atendam às normas de segurança viária.