Isento desde junho de 2019, o visto de turista volta a ser exigido para cidadãos que vêm dos Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália. A medida começa a valer a partir do dia 1º de outubro.
O documento voltou a ser exigido, após consultas do governo Lula a esses quatro países. A averiguação seria referente a possibilidade de isentar os brasileiros de vistos, em respeito ao princípio da reciprocidade.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), “O Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita”.
Para o professor de Relações Internacionais da FGV, Vinícius Vieira, “a volta do visto é acertada porque abrir mão da exigência do visto diminui o poder de barganha do Brasil em negociações externas”.
O Ministério do Turismo chegou a propor a isenção de visto para os 4 países, em 2017, mas o Itamaraty foi contra por entender que, em troca, os brasileiros deveriam ter os mesmos benefícios.
Segundo números da Polícia Federal, o ingresso de turistas dos EUA registrou alguns picos no Brasil após a isenção do visto, mas o aumento não foi muito maior do que antes dessa medida vigorar.
Os níveis de ingresso pré-pandemia ainda não foram retomados por Canadá, Austrália e Japão. Apenas os Estados Unidos entraram nessa lista, representando a segunda maior origem de turistas no Brasil, depois da Argentina.