O ASSUNTO É

Senado aprova projeto que renova cotas raciais em concursos públicos

Publicado em

A reserva de vagas em concursos públicos para pretos, pardos, indígenas e quilombolas foi aprovada pelo Senado nessa quarta-feira (22). O projeto vale pelos próximos dez anos. O texto segue para votação na Câmara dos Deputados.

A lei foi sancionada em 2014, com validade por uma década. O novo projeto precisa ser aprovado pelas duas Casas legislativas até o dia 9 de junho deste ano. A reserva vigora também para vagas que surgirem durante a validade do concurso.

Os inscritos podem disputar, simultaneamente, as vagas reservadas e as da ampla concorrência. Se o candidato for aprovado pela ampla concorrência, não irá constar na classificação das vagas de reserva.

O projeto prevê regras e critérios para a confirmação da autodeclaração dos candidatos, como padronização para todo o país.

Devem ser levadas em conta características regionais, garantia de recurso e decisão unânime para que o colegiado responsável pela confirmação conclua por atribuição identitária diferente da declaração do candidato.

Se a autodeclaração do candidato for rejeitada, ele poderá concorrer para as vagas da ampla concorrência, exceto nos casos de suspeita de fraude ou má-fé. Nesses, será excluído da seleção ou terá a admissão cancelada, em caso de nomeação.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mais de 6 mil jovens e idosos do DF recebem apoio dos Centros de Convivência

A unidade mais recente foi aberta à população em São Sebastão, no dia 21 de maio. Os Cecons proporcionam, além do acolhimento, trocas de experiências entre os participantes

Mais Radar

Espanha condena três à prisão por insultos racistas contra Vini Jr

Conforme informações da La Liga, responsável pelo Campeonato Espanhol de futebol,...

Sebastião Costa Cabral: Uma lenda viva da Polícia Civil do Maranhão

Em São Luís, ao longo de sua carreira, o delegado Cabral resolveu inúmeros crimes de alta complexidade e contribuiu para o avanço das técnicas de investigação na polícia judiciária do Maranhão.

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

Algumas medidas para evitar a alta no preço de medicamentos estão...

Prorrogada adesão a programa de combate ao desmatamento na Amazônia

Foi prorrogado até o dia 31 de maio o prazo para...

Proposta de Lira limita acesso à Ação Direta de Inconstitucionalidade

A declaração ocorreu durante a abertura da 89ª ExpoZebu em Uberaba, MG, no sábado. Lira afirmou que a Câmara possui parlamentares prontos para discutir a questão.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»