O ASSUNTO É

Senado aprova projeto que renova cotas raciais em concursos públicos

Publicado em

A reserva de vagas em concursos públicos para pretos, pardos, indígenas e quilombolas foi aprovada pelo Senado nessa quarta-feira (22). O projeto vale pelos próximos dez anos. O texto segue para votação na Câmara dos Deputados.

A lei foi sancionada em 2014, com validade por uma década. O novo projeto precisa ser aprovado pelas duas Casas legislativas até o dia 9 de junho deste ano. A reserva vigora também para vagas que surgirem durante a validade do concurso.

Os inscritos podem disputar, simultaneamente, as vagas reservadas e as da ampla concorrência. Se o candidato for aprovado pela ampla concorrência, não irá constar na classificação das vagas de reserva.

O projeto prevê regras e critérios para a confirmação da autodeclaração dos candidatos, como padronização para todo o país.

Devem ser levadas em conta características regionais, garantia de recurso e decisão unânime para que o colegiado responsável pela confirmação conclua por atribuição identitária diferente da declaração do candidato.

Se a autodeclaração do candidato for rejeitada, ele poderá concorrer para as vagas da ampla concorrência, exceto nos casos de suspeita de fraude ou má-fé. Nesses, será excluído da seleção ou terá a admissão cancelada, em caso de nomeação.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Anvisa emite informe de segurança sobre reações adversas a cosméticos

Sobre a importância de reconhecer e relatar reações adversas decorrentes do uso de produtos cosméticos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um...

Mais Radar

ABBP emite Nota de Pesar pela morte do jornalista Djalma Rodrigues

Ele atuou como Coordenador-Geral da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) no Maranhão. A Associação Brasileira de Portais de Notícias, organização de referência na promoção e defesa dos portais de notícias no país, honra a memória de Djalma e seu legado no jornalismo.

Qualidade do ar no país será adequada aos padrões da OMS

Um calendário organizado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina...

Governo lança guia para torcedores sobre Copa América de Futebol

Para este ano, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou o...

Espanha condena três à prisão por insultos racistas contra Vini Jr

Conforme informações da La Liga, responsável pelo Campeonato Espanhol de futebol,...

Sebastião Costa Cabral: Uma lenda viva da Polícia Civil do Maranhão

Em São Luís, ao longo de sua carreira, o delegado Cabral resolveu inúmeros crimes de alta complexidade e contribuiu para o avanço das técnicas de investigação na polícia judiciária do Maranhão.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»