Foi divulgada nessa terça-feira (31) informações sobre um novo programa de fraude, desenvolvido por cibercriminosos, que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o bloqueio de pagamentos via aproximação, principalmente no celular.
O grupo liga para os lojistas se passando por funcionários de empresas responsáveis pelas maquininhas e envia um link, alegando que seja para manutenção do aparelho. A instrução permite que a quadrilha acesse a maquininha à distância.
Por meio desse acesso, o aparelho apresenta um erro e solicita que o cliente insira o cartão físico, o que permite a clonagem do cartão. O esquema permite realizar golpes mesmo em cartões protegidos por chip e senha.
De acordo com a empresa Kaspersky, especializada em cibersegurança e responsável pela informação, os criminosos usam outro equipamento, e não aquele que foi infectado, para fazer compras com os dados roubados.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), ainda não foi identificada “nenhuma evidência da ação de um suposto malware nas máquinas de cartão que estaria bloqueando as transações por aproximação”.
A associação afirma que trata-se de um refinamento antigo usado em caixas eletrônicos, porém, agora, o programa consegue detectar e bloquear compras por aproximação.
“Essas transações (por aproximação) são extremamente convenientes e especialmente seguras, isso mostra a criatividade e conhecimento técnico dos criadores com relação aos meios de pagamento”, afirma Fabio Assolini, chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise (GReAT) da Kaspersky na América Latina.
Para se prevenir, o consumidor que se deparar com a situação deve buscar alternativas, como pagamento via PIX ou dinheiro. Além disso, é sempre bom verificar os comprovantes de valores emitidos nas faturas de cartão.
No caso dos lojistas, a atenção deve ser redobrada com qualquer solicitação que peça para verificar as maquininhas. Antes de fazer o download de algum software solicitado, é preciso entrar em contato com a empresa do cartão para se certificar.