O ASSUNTO É

Saiba como funciona o chip cerebral proposto por Elon Musk

Publicado em

Em mais uma invenção tecnológica, o magnata Elon Musk estuda a implantação de um chip inteligente no cérebro humano. O empresário trabalha na ideia desde 2016, em sua empresa de neurotecnologia, a Neuralink.

De acordo com Musk, o objetivo é desenvolver uma “interface cérebro-computador” que, a princípio, seria usada para ajudar pessoas com paralisias ou doenças do neurônio motor a se locomoverem.

Recentemente, o bilionário explicou como o implante será inserido no cérebro e quais as propostas do chip. O chamado N1 Link é como um microcomputador ligado a fios costurados no cérebro por um robô, conforme Elon.

Para implantar o equipamento, seria necessário remover uma pequena parte do crânio para conectar os eletrodos, o que deixaria uma pequena cicatriz. O processo deve durar 30 minutos. Além disso, os pacientes receberiam alta no mesmo dia e não precisariam de anestesia geral.

Segundo a explicação de Musk, o Neuralink lê os sinais que o cérebro transmite para outras células do corpo. O chip funcionaria como uma ponte, garantindo que a mensagem chegue ao músculo ou nervo, promovendo o movimento de pessoas com dificuldade de locomoção, por exemplo.

No futuro, o chip seria capaz de restabelecer a visão, até de pessoas que foram cegas a vida inteira, além de tratar doenças como Parkinson, demência e Alzheimer. O empresário acredita que com aperfeiçoamento, será possível restaurar a funcionalidade do corpo inteiro de alguém.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF incentiva mobilidade ativa e investe em qualidade de vida para a população

Atualmente, Brasília tem a segunda maior malha cicloviária do país, com 727 km de extensão, distribuídas em 32 regiões administrativas, de acordo com a...

Mais Radar

Mega-Sena: confira os números sorteados no concurso 2.932

Um apostador levou, sozinho, o prêmio de R$ 96 milhões sorteado...

Promotor propõe criação de agência nacional anti-máfia para frear atentados

O promotor Lincoln Gakiya e o procurador-geral Paulo Sérgio de Oliveira e Costa defenderam a criação de uma agência nacional anti-máfia e o endurecimento das leis para enfrentar o avanço do PCC e proteger autoridades e testemunhas.

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

O projeto de lei chamado de Antifacção inclui agravar a pena...

Guia auxilia adolescentes a fazerem uso seguro da internet

O guia Internet com Responsa Só para Adolescentes: Proteção no Uso...

Governo prorroga prazo para georreferenciamento de imóveis rurais

O decreto que amplia em quatro anos o prazo limite para...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.