O ASSUNTO É

Qualidade do ar no país será adequada aos padrões da OMS

Publicado em

Um calendário organizado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina cinco etapas para que o país alcance o padrão determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021.

A qualidade do ar será monitorada e terá que se adequar à proteção da saúde da população e do meio ambiente em todo o Brasil.

Conforme a última atualização feita pela OMS no banco de dados, em 2022, 99% da população mundial respira níveis insalubres de material particulado fino e dióxido de nitrogênio, capazes de causar impactos cardiovasculares, cerebrovasculares e respiratórios.

Em maio de 2022, o Supremo Tribunal Federal considerou muito permissivos os padrões adotados no país, favorecendo altos níveis de contaminação atmosférica, e determinou revisão do quadro em 24 meses. Caso não ocorresse, passariam a vigorar as diretrizes da OMS.

“A cada ano que postergamos a entrada de prazos e ações significa mais mortes e perda de expectativa de vida”, destaca Adalberto Maluf, secretário de Meio Ambiente Urbano e Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

A medição deverá quantificar substâncias como fumaça, monóxido de carbono, partículas suspensas, materiais particulados, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, ozônio e chumbo. O MMA informou em nota que a nova resolução está alinhada ao que determina a Política Nacional de Qualidade do Ar, estabelecida em maio deste ano.

O primeiro relatório deverá ser consolidado quatro anos após o estabelecimento da etapa que define o padrão intermediário da terceira etapa do calendário estabelecido pelo Conama.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Tororó celebra o padroeiro São Francisco de Assis com novena e festa

Centenas de devotos da região devem participar das festividades em homenagem ao padroeiro da comunidade. As celebrações que já estão em curso e terminal com a tradicional "festa do costelão", marcada para o dia 6 de outubro, no pátio da matriz na DF-140, em frente ao Apha Center

Mais Radar

Empresas aéreas pedem 180 dias para adaptação ao horário de verão

Associações de empresas aéreas divulgaram uma nota manifestando preocupação com a...

Inmet emite alerta laranja para onda de calor em 10 estados e no DF

Dez estados e o Distrito Federal foram inclusos na onda de...

Governo federal inicia projeto para levar CEP para periferias

O governo federal iniciou um projeto piloto para levar a formalização...

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou a volta da...

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Os ministérios das Mulheres e o Ministério do Trabalho e Emprego...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»