O ASSUNTO É

Prorrogada adesão a programa de combate ao desmatamento na Amazônia

Publicado em

Foi prorrogado até o dia 31 de maio o prazo para as cidades aderirem ao programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia. O projeto abrange 70 cidades consideradas prioritárias para participarem da política nacional que prevê investimentos de R$730 milhões.

A iniciativa lançada em abril pretende aumentar o controle e o monitoramento das queimadas e desmatamento na Amazônia. Além disso, a ideia é promover a regularização fundiária e ambiental, recuperar a vegetação nativa e apoiar a produção sustentável.

Haverá apoio para viabilizar ao menos mais 30 brigadas municipais de prevenção e combate a incêndios florestais. De acordo com o governo federal, até 2026 é prevista a criação de escritórios de governança nos municípios que confirmarem adesão.

Vão participar as 70 cidades com maior participação no desmatamento e degradação da Amazônia. Para participar, é necessário que a prefeitura assine um termo de pactuação com a União.

O projeto apresenta um programa de trabalho alinhado ao Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, atualizado  na quinta fase, em junho do último ano.

As cidades receberão um aporte de recurso inicial para fortalecimento da capacidade de implementação e monitoramento das ações. Caso ainda não possuam secretaria municipal de meio ambiente e corpo técnico para acompanhamento das políticas públicas, as cidades deverão implementar as mudanças.

Mais recursos são destinados aos municípios proporcionalmente à redução dos índices divulgados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ibaneis Rocha: de tocador de obras ao Vai de Graça que apavora opositores

A oposição teme que o programa “Vai de Graça”, criado por Ibaneis Rocha, seja ampliado para todos os dias da semana, consolidando a tarifa zero no transporte público e fortalecendo o governador, tornando-o ainda mais popular e forte na disputa eleitoral de 2026.

Mais Radar

DF domina 80% das vagas no Concurso Nacional Unificado 2025

O DF lidera com 80% das 3.652 vagas do CNU 2025, atraindo servidores e iniciantes por salários altos, jornadas atrativas e chance de cargos definitivos. A disputa acirrada reflete a busca por estabilidade e melhores condições no serviço público

Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Para modificar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação...

Produção de plástico reciclado no Brasil cresceu 8% em 2024

A produção nacional de plástico reciclado, tecnicamente chamado de resina plástica...

Programa de alimentação escolar brasileiro é referência

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foca na Constituição Federal...

Câmara aprova MP que cria programa Agora Tem Especialistas

A Medida Provisória (MP) 1301/25, que cria o Programa Agora Tem...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.