O ASSUNTO É

Pesquisa mostra que 95% das crianças e adolescentes acessam internet

Publicado em

Conforme a pesquisa TIC Kids Online Brasil, o número de crianças e adolescentes com acesso à internet se manteve com certa estabilidade, com um pequeno crescimento em 2023. Os dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foram divulgados nessa quarta-feira (25).

O relatório mostra que 95% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de todo o país acessam a internet, o que corresponde a mais de 25,1 milhões de pessoas nessa faixa etária.

Além disso, a pesquisa revela que, embora esse número tenha caído em relação a 2022, ainda há uma parte desse público que jamais teve acesso à internet, o que corresponde a mais de 580 mil pessoas.

A população com acesso à internet, em 2022, correspondia a 92% ou aproximadamente 24,4 milhões nessa faixa etária. Os que nunca tiveram acesso à internet correspondiam a 940 mil pessoas.

Ainda segundo o estudo,  24% do total de casos, o primeiro acesso à internet aconteceu antes dos seis anos de idade. A pesquisa foi conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A principal forma com que as crianças e adolescentes acessam a internet é pelo celular, que foi apontado por 97% dos entrevistados. O celular é também a única forma de acesso à internet para 20% desse público.

“ As crianças que acessam a internet pelo celular e pelo computador realizam todas as atividades investigadas de educação em proporções maiores que aquelas que acessam somente pelo telefone celular. Elas também vão aproveitar mais oportunidades e ter condições de desenvolver mais habilidades digitais”, destacou Luísa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

CCJ do Senado aprova fim da escala 6×1 e prevê jornada de 36h semanais

O fim da escala de seis dias de trabalho por um...

Governo lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

A população poderá acompanhar os gastos climáticos do governo federal, com...

Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias até 2026

O governo pretende financiar 3 milhões de unidades do Minha Casa,...

Governo cria grupo para debater direitos de entregadores por app

Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o governo federal vai...

Governo lança plano conjunto contra fraudes bancárias digitais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Febraban...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.