O ASSUNTO É

Marco Legal dos Games vai à sanção presidencial

Publicado em

A Câmara dos Deputados aprovou o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos. O Marco Legal dos Gamers regulamenta a fabricação, importação, comercialização, o desenvolvimento de jogos eletrônicos e uso comercial no Brasil. A proposta será enviada à sanção presidencial.

No texto entram os softwares (programas para computador), as imagens geradas a partir da conexão com o jogador, conhecido como gamer; os jogos de console de videogames e de realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA), realidade mista (RM) e realidade estendida ou imersiva, tanto quando gamer faz o download do jogo (baixar o jogo e o arquivo fica salvo naquele dispositivo eletrônico, como smartphone ou compactador) ou por streaming, que permite a reprodução do jogo sem necessidade de baixar um arquivo.

Nesta categoria de gamer não entram os jogos de azar eletrônicos, apostas do tipo bet, poker online e outros que envolvam premiações em dinheiro.

“Estamos caminhando para correção de atrasos históricos — como a ausência de reconhecimento formal de empresas e empregos de jogos — bem como, avançando em temas caros à sociedade atual, como a proteção às crianças e aos adolescentes em ambiente virtual e formas de fomento e incentivo à economia criativa e a construção do soft power nacional”, disse o gamificador do projeto Márcio Filho.

Além de criar canais de reclamações e denúncias, o objetivo é proteger crianças e adolescentes da exposição a jogos violentos ou abusos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF entrega 40 novos ônibus da viação Piracicabana e amplia frota no DF

A frota do Distrito Federal recebeu 40 novos ônibus apara melhor atender a população. Do total, 25 veículos ampliam a frota existente da empresa...

Mais Radar

DF domina 80% das vagas no Concurso Nacional Unificado 2025

O DF lidera com 80% das 3.652 vagas do CNU 2025, atraindo servidores e iniciantes por salários altos, jornadas atrativas e chance de cargos definitivos. A disputa acirrada reflete a busca por estabilidade e melhores condições no serviço público

Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Para modificar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação...

Produção de plástico reciclado no Brasil cresceu 8% em 2024

A produção nacional de plástico reciclado, tecnicamente chamado de resina plástica...

Programa de alimentação escolar brasileiro é referência

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foca na Constituição Federal...

Câmara aprova MP que cria programa Agora Tem Especialistas

A Medida Provisória (MP) 1301/25, que cria o Programa Agora Tem...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.