O ASSUNTO É

Izalci seria trunfo de Bolsonaro se tiver que demitir o ministro da Educação

Publicado em

|Por Toni Duarte||RADAR-DF

O presidente Jair Bolsonaro estaria inclinado a substituir o ministro da Educação Abraham Weintraub pelo  senador brasiliense e vice-líder do governo Izalci Lucas (PSDB). A especulação  fez com que a deputada federal Bia Kicis do Distrito Federal  reagisse se movimentando em uma campanha pela manutenção do atual ministro que perde apoio e se enfraquece dentro do governo. A manifestação de Bia, nas redes sociais, sugere uma espécie de  “veto branco” da deputada bolsonarista ao nome do senador tucano.

 

É cada vez  insustentável a permanência do ministro da Educação Abraham Weintraub desde que ele reconheceu que houve erro nas correções de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no vazamento da lista do Sisu.

A avalanche de reclamações e a pressão pela sua demissão fez cair por terra o estilo autoconfiante de outrora e tem passado boa parte do tempo na busca de apoio para continuar no cargo.

O seu principal porto seguro era o ex-todo poderoso ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni que também está sem força no governo após a demissão do o ex-número dois da Casa Civil, José Vicente Santini.

Enquanto a gestão de Abraham Weintraub no MEC segue alvo de críticas, apostas para a mudança do ministro ganham força mais dentro do que fora do governo.

Os generais Augusto Heleno e Luiz Eduardo Ramos estão no time dos governistas que acham que já é hora de o ministro deixar a pasta.

O nome mais especulado no Planalto é o nome do senador Izalci Lucas para ocupar o lugar de Weintraub. Izalci não diz nada, apenas gosta da especulação.

Caso o tucano assuma a pasta, será aberta uma vaga para o primeiro suplente Luís Felipe Belmonte, o segundo vice-presidente do Aliança pelo Brasil, partido de Jair Bolsonaro. Luís Felipe Belmonte torce para que isso aconteça para ele virar senador.

Não é a primeira vez que Izalci Lucas tem o seu nome cotado para o MEC do presidente Bolsonaro.

Em março do ano passado, com a queda do ex-ministro  Ricardo Vélez Rodríguez da pasta, o senador brasiliense quase vira ministro.

Vélez caiu por ter se virado contra o seu criador Olavo de Carvalho, escritor com grande influência no governo Bolsonaro e que havia bancado sua indicação para o ministério.

A deputada federal Bia Kicis-DF iniciou esta semana uma campanha pela permanência de Weintraub, mesmo com todos os desastres ocorridos durante a sua gestão no MEC.

A posição de Bia, nesta direção, sugere uma espécie de veto camuflado ao nome do vice-líder do Governo Izalci Lucas que prefere permanecer em silêncio.

Izalci não é um nome qualquer quando se trata da área de educação. O “Cheque Educação”, idealizado por  Izalci,  virou  Prouni  pelas mãos do então  ministro Aloísio Mercadante (PT).

Se for da vontade do  presidente da República, o hoje tucano  será ministro da Educação, desde que ele deixe o PSDB e vá para a Aliança pelo Brasil é contrapartida. Resta saber se o tucano também topa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Biblioteca Nacional de Brasília promove aulões gratuitos para o CPNU 2

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) vai oferecer aulões gratuitos para candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado 2 (CPNU 2), conhecido como o “Enem...

Mais Radar

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (9) no Parque...

Governo vai lançar programa para acolher brasileiros repatriados

Os brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade serão acolhidos por um...

Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

A divulgação de dados fracos no mercado de trabalho nos Estados...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 85 milhões

As seis dezenas do concurso 2.896 da Mega-Sena serão sorteadas, a...

Custo da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo nos Transportes

O custo de uma carteira nacional de habilitação (CNH), poderá ser...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.