O ASSUNTO É

IRMÃOS QUADRILHEIROS DA FRIBOI podem ir para cadeia se STF reformar delação

Publicado em

Depois de produzir um enorme estrago na economia e na política brasileira e de terem recebido um salvo conduto para morar em luxuosos apartamentos da 5ª Avenida de Nova York, Estados Unidos, os irmãos Joesley e Wesley Batista podem parar na cadeia, caso o STF opte pela reforma do termo de delação premiada homologada monocraticamente pelo ministro Edson Fachini.

 

acordo de delação dos irmãos batista foi branda e a maioria dos ministros da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal não engole e há um movimento na Suprema Corte para que sejam revistos os termos da delação que foi homologada por Edson Fachini.

Alguns ministros consideram que as vantagens dadas aos donos da JBS/Friboi foram excessivas e inaceitáveis e que os irmaos batista são réus confessos de terem praticados crimes de corrupção continuada por mais de uma década em parceria com agentes públicos e políticos.

Para alguns ministro do STF, o fato dos empresários da JBS terem entregado informações valiosas ao judiciário não justifica para que eles fiquem impunes morando nos Estados Unidos e sem nenhum processo criminal como ocorreu com todos os delatores presos pela operação Lava Jato.

Apesar de a delação dos irmãos Batista ter sido homologada em termos brandos pelo ministro Edson Fachin, no entanto cabe aos ministro da segunda turma do STF a decisão final.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rebateu as críticas ao acordo de delação premiada que firmou com donos da JBS, Joesley e Wesley Batista, em artigo publicado no site do UOL.

Ontem, matéria do Valor havia reportado que a delação relâmpago dos irmãos Batista recebeu o apelido por empresários e advogados criminalistas de “ultrapremiada” uma vez que os delatores obtiveram benefícios inéditos desde o início da Operação Lava-Jato. Joesley e Wesley conseguiram, por exemplo, a garantia de imunidade para investigações em andamento e foram autorizados a permanecer fora do Brasil.

Segundo a reportagem do Valor, a liberdade concedida a eles despertou críticas, e as suspeitas de que podem ter lucrado com a própria denúncia, comprando dólar e vendendo ações da JBS na bolsa antes que as informações se tornassem públicas, ampliaram a insatisfação.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rollemberg não sabia que o pau que dá em Chico também bate em Lula

Se arrependimento matasse, Rollemberg já não estaria entre nós. Ele atirou em que viu e acertou o que não viu. O que imaginava causar desgaste político ao governador do DF, Ibaneis Rocha, acabou atingindo figurões da República, entre eles o próprio presidente Lula. Agora, o silêncio reina na esquerda.

Mais Radar

Gás do Povo chega a todas as capitais a partir desta segunda (26)

A partir desta segunda-feira (26), o Programa Gás do Povo passa...

Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana

Na primeira semana de validade, o Programa de renovação automática da...

Dezesseis projetos concorrem em edital para restauração da Amazônia

Para participar do edital da iniciativa ProFloresta+, o Banco Nacional de...

Plataforma Não Me Perturbe teve 1,7 milhão de adesões em 2025

A plataforma Não Me Perturbe fechou o ano de 2025 com...

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Uma nova versão do portal ComunicaBR foi lançada pela Secretaria de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.