O ASSUNTO É

Ibama relança sistema de conversão de multas para propostas ambientais

Publicado em

O sistema de conversão de multas para projetos ambientais foi lançado nessa quinta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A medida, criada em 1998, havia sido suspensa logo no início do governo anterior.

Com o retorno do projeto, o Ibama espera retomar investimentos na regularização e na reparação de danos causados ao meio ambiente. O mecanismo permite que recursos provenientes de penalidades ambientais possam ser utilizados em serviços de preservação e melhoria do meio ambiente.

Nesse caso, o autuado recebe um desconto de até de 60% no valor da multa consolidada no ato da conciliação ambiental, sendo pessoa física ou jurídica. O pagamento da penalidade também pode ser convertido em prestação de serviços coordenados pelo Ibama.

“Após quatro anos escondida, a conversão de multas ambientais do Ibama retorna na nova gestão com mais garantias, celeridade e segurança jurídica e, principalmente, institucionalizada para fazer valer o seu principal objetivo: investir na preservação e cuidado da fauna e da flora brasileira”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostino.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama já realizou conversões de multa neste ano. O mecanismo pode ser usado em todo o tipo de infração ambiental, com exceção de delitos cometidos em territórios indígenas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Roberto Rocha aposta na ZPE de Bacabeira para impulsionar petróleo no MA

Com a criação da ZPE de Bacabeira e a defesa da exploração do petróleo na costa maranhense, o ex-senador Roberto Rocha lidera um projeto capaz de tirar o Maranhão da condição de estado mais pobre do Brasil e impulsionar seu desenvolvimento.

Mais Radar

Promotor propõe criação de agência nacional anti-máfia para frear atentados

O promotor Lincoln Gakiya e o procurador-geral Paulo Sérgio de Oliveira e Costa defenderam a criação de uma agência nacional anti-máfia e o endurecimento das leis para enfrentar o avanço do PCC e proteger autoridades e testemunhas.

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

O projeto de lei chamado de Antifacção inclui agravar a pena...

Guia auxilia adolescentes a fazerem uso seguro da internet

O guia Internet com Responsa Só para Adolescentes: Proteção no Uso...

Governo prorroga prazo para georreferenciamento de imóveis rurais

O decreto que amplia em quatro anos o prazo limite para...

Governo lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

O Programa Reforma Casa Brasil busca resolver um dos problemas mais...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.