O ASSUNTO É

Governo retomará compras de alimentos da agricultura familiar

Publicado em

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) será relançado na próxima quarta-feira (22), pelo governo federal. O projeto foi instituído em 2003, com intuito de incentivar a agricultura familiar sustentável por meio do estímulo ao consumo da produção do setor.

A ideia é que o PAA seja útil , principalmente por meio de compras feitas por órgãos públicos.

A medida pode contribuir para a formação de estoques públicos, ajudando a evitar a disparada dos preços dos principais alimentos, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a equipe de governo pretende aproveitar uma visita do presidente Lula (PT) ao Recife (PE) para anunciar a retomada do programa.

“No dia 22 agora, lá em Recife, o governo federal vai relançar o PAA, com R$ 500 milhões para comprar da agricultura familiar e levar para a mesa do povo”, disse o ministro da pasta.

O responsável pelo setor argumentou ainda que o governo vai comprar a preço de mercado os alimentos produzidos no campo. Segundo ele, todos terão que comprar da agricultura familiar, inclusive restaurantes universitários e Forças Armadas.

Na semana passada, o governo federal anunciou o reajuste dos valores repassados a estados e municípios por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

As normas do programa estabelecem que pelo menos 30% dos itens adquiridos com os recursos federais venham da agricultura familiar. Dependendo da etapa de ensino, o reajuste pode chegar a 39%.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Roberto Rocha aposta na ZPE de Bacabeira para impulsionar petróleo no MA

Com a criação da ZPE de Bacabeira e a defesa da exploração do petróleo na costa maranhense, o ex-senador Roberto Rocha lidera um projeto capaz de tirar o Maranhão da condição de estado mais pobre do Brasil e impulsionar seu desenvolvimento.

Mais Radar

Promotor propõe criação de agência nacional anti-máfia para frear atentados

O promotor Lincoln Gakiya e o procurador-geral Paulo Sérgio de Oliveira e Costa defenderam a criação de uma agência nacional anti-máfia e o endurecimento das leis para enfrentar o avanço do PCC e proteger autoridades e testemunhas.

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

O projeto de lei chamado de Antifacção inclui agravar a pena...

Guia auxilia adolescentes a fazerem uso seguro da internet

O guia Internet com Responsa Só para Adolescentes: Proteção no Uso...

Governo prorroga prazo para georreferenciamento de imóveis rurais

O decreto que amplia em quatro anos o prazo limite para...

Governo lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

O Programa Reforma Casa Brasil busca resolver um dos problemas mais...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.