O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) será relançado na próxima quarta-feira (22), pelo governo federal. O projeto foi instituído em 2003, com intuito de incentivar a agricultura familiar sustentável por meio do estímulo ao consumo da produção do setor.
A ideia é que o PAA seja útil , principalmente por meio de compras feitas por órgãos públicos.
A medida pode contribuir para a formação de estoques públicos, ajudando a evitar a disparada dos preços dos principais alimentos, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a equipe de governo pretende aproveitar uma visita do presidente Lula (PT) ao Recife (PE) para anunciar a retomada do programa.
“No dia 22 agora, lá em Recife, o governo federal vai relançar o PAA, com R$ 500 milhões para comprar da agricultura familiar e levar para a mesa do povo”, disse o ministro da pasta.
O responsável pelo setor argumentou ainda que o governo vai comprar a preço de mercado os alimentos produzidos no campo. Segundo ele, todos terão que comprar da agricultura familiar, inclusive restaurantes universitários e Forças Armadas.
Na semana passada, o governo federal anunciou o reajuste dos valores repassados a estados e municípios por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
As normas do programa estabelecem que pelo menos 30% dos itens adquiridos com os recursos federais venham da agricultura familiar. Dependendo da etapa de ensino, o reajuste pode chegar a 39%.