Mais de 400 aplicativos que roubam senha foram identificados pela Meta, a empresa controladora do Facebook. Segundo a Bloomberg, mais de 1 milhão de usuários serão notificados pelo ato.
O app desenvolvido para Android e iOS tem como objetivo roubar informações de login de usuários da rede social.
Em nota, divulgada nesta sexta-feira (7), a Meta diz que a descoberta foi relatada a Apple e ao Google. “Estamos ajudando as pessoas potencialmente impactadas a aprender mais sobre como se manter segura e proteger suas contas”.
Difarçados, os aplicativos foram listados no Google Play Store e na App Store da Apple. Os usuários baixam como editores de fotos, jogos, serviços VPN e aplicativos de negócios.
São exemplo, editores de fotos que permite se transformar um desenho animado, VPNs que alegam aumentar a velocidade da internet, aplicativos de lanterna, Jogos ou horóscopos e também rastreadores.
Os usuários também são enganados com aplicativos de gerenciamento de anúncios que dizem oferecer recursos ocultos ou não autorizados, não encontrados em aplicativos oficiais por plataformas digitais.
Caso o usuário perceba que os dados estão sendo roubados, ele pode serguiar algumas medidas de segurança, como alterar e criar uma senha forte com números e caracteres especiais; não utilizar a mesma senha em diferentes aplicativos e habilitar a autenticação em dois fatores.