O ASSUNTO É

Espanha condena três à prisão por insultos racistas contra Vini Jr

Publicado em

Conforme informações da La Liga, responsável pelo Campeonato Espanhol de futebol, três pessoas foram condenadas à prisão por insultos racistas proferidos contra o jogador brasileiro Vinicius Jr. Trata-se da primeira sentença desse tipo registrada na Espanha.

Em maio do ano passado, o crime foi cometido por torcedores do Valencia, durante partida contra o Real Madrid. Em nota, a La Liga destacou que os réus foram considerados culpados por crime contra a integridade moral com agravante de discriminação por motivos racistas.

Os culpados foram condenados a oito meses de prisão e pagamento dos custos do processo. Eles também ficarão banidos por dois anos de estádios que receberão jogos organizados pela La Liga ou pela Real Federação Espanhola de Futebol.

O comunicado traz que “esta é a primeira condenação desse tipo proferida na Espanha, após processo levado aos tribunais pela La Liga, com o apoio da Real Federação Espanhola de Futebol, do Real Madrid e, nas últimas semanas, da própria vítima, Vinicius Jr”.

“Essa decisão é uma ótima notícia no que diz respeito à luta contra o racismo na Espanha, pois repara o mal sofrido por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara às pessoas que vão a um estádio de futebol para desfilar insultos. A La Liga irá identificá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais para eles”, disse o presidente da entidade, Javier Tebas.

Ainda segundo a La Liga, durante a audiência, os réus leram uma carta em que pedem desculpas a Vinicius Jr e ao Real Madrid.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Consumo de eletricidade do país aumenta 7,3% no primeiro trimestre

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o consumo de eletricidade do país aumentou 7,3%, no primeiro trimestre de 2024. O maior...

Mais Radar

ABBP emite Nota de Pesar pela morte do jornalista Djalma Rodrigues

Ele atuou como Coordenador-Geral da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) no Maranhão. A Associação Brasileira de Portais de Notícias, organização de referência na promoção e defesa dos portais de notícias no país, honra a memória de Djalma e seu legado no jornalismo.

Qualidade do ar no país será adequada aos padrões da OMS

Um calendário organizado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina...

Governo lança guia para torcedores sobre Copa América de Futebol

Para este ano, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou o...

Senado aprova projeto que renova cotas raciais em concursos públicos

A reserva de vagas em concursos públicos para pretos, pardos, indígenas...

Sebastião Costa Cabral: Uma lenda viva da Polícia Civil do Maranhão

Em São Luís, ao longo de sua carreira, o delegado Cabral resolveu inúmeros crimes de alta complexidade e contribuiu para o avanço das técnicas de investigação na polícia judiciária do Maranhão.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»